Nem todo escritório está implantado em grandes áreas. No caso das empresas que estão começando é comum terem espaços menores para acomodar um número reduzido de funcionários. Dessa forma, saber como decorar um escritório pequeno é fundamental para tornar o espaço mais interessante para clientes e colaboradores.

Como decorar um escritório pequeno com o uso da arquitetura corporativa

Cores claras e neutras ajudam a ampliar visualmente os espaços, por isso elas podem ser ótimas ao decorar qualquer escritório.

Bege, branco, marfim e off-white,sempre boas opções para se usar nas paredes das empresas, são cores discretas e permitem que qualquer inserção da marca se destaque.

No entanto, quem prefere pode também utilizar tons pasteis para dar mais personalidade ao espaço. Papéis de parede também podem ser utilizados, desde que não muito estampados, para não cansar a vista com facilidade.

Segundo a Cromosofia, o azul índigo estimula a intelectualidade e pode ser utilizada para quem quer ter novas ideias, organizar os pensamentos e se livrar da negatividade.

Como decorar um escritório pequeno implantado em pequenas áreas

Já o vermelho aumenta a circulação e o batimento cardíaco, ideal para áreas de copa ou de pouca permanência.

Em um “espaço pequeno”, o ideal é se ter móveis com as dimensões apropriadas, ou seja, proporcionais à área em questão.

Se um mobiliário compacto for compatível com as atividades desenvolvidas na empresa, então fica bem mais fácil decorar o espaço. Móveis sob medida aproveitam melhor o ambiente, fazendo o espaço parecer até maior. Bancadas podem ser uma melhor opção do que mesas, otimizando ainda mais os espaços.

Estantes, prateleiras e nichos são boas opções de espaços para armazenamento, pois exploram o cômodo verticalmente, sem “tomar” espaços de mesas e cadeiras.

Empresas que precisam guardar muitos documentos e outros papéis devem investir nesse tipo de mobiliário, que podem inclusive ser fabricados com as corrediças para suportar pastas suspensas.

Outra opção é usar gaveteiros móveis, que podem ser encaixados embaixo das mesas e também projetados com suportes para pastas suspensas.

As cadeiras não precisam ser enormes para serem confortáveis. Basta respeitar todos os critérios de ergonomia e funcionalidade em um escritório para que os colaboradores da empresa consigam encarar as horas de trabalho sem ficar com dores nas costas ou articulações. Apoios para os pés também melhoram o conforto do usuário.

Outro ponto importante a ser observado é a iluminação. Escritórios pequenos com grandes janelas podem aproveitar a luz natural durante o dia. Basta que as estações de trabalho sejam posicionadas de forma que as janelas não incidam direto sobre os monitores, causando ofuscamento.

Projeto de arquitetura para ajudar a decorar um escritório pequeno

Para controlar a luminosidade que entra pelas janelas, a instalação de cortinas ou persianas pode ajudar. Opte por materiais fáceis de limpar, que não tenham tendência a acumular poeira, mas que combinem bem com os outros itens do ambiente.

Já a luz artificial pode ser projetada para que cada estação de trabalho tenha sua própria iluminação individual. Invista em lâmpadas de LED que, além de serem mais econômicas, não esquentam e ajudam na eficiência energética do ar condicionado do escritório.

Reserve alguns espaços para itens decorativos, pois são eles que dão personalidade ao espaço. Obras de arte e plantas, por exemplo, dão muita vida a qualquer ambiente e podem ser utilizados para deixar a decoração do escritório mais marcante. A inserção da logomarca da empresa no escritório também pode ser uma forma diferente de dar personalidade ao espaço.

Ao utilizar plantas um escritório pequeno é melhor optar por aquelas que não necessitam de muitos cuidados, pouca luz e que sobrevivam bem em ambientes climatizados com ar condicionado, como ráfis, espadas/lança de são Jorge ou até suculentas.

Arquitetura contemporânea para empresas com escritório pequenos

Partindo dessas dicas fica mais fácil definir as premissas para um escritório pequeno, e torná-lo eficiente e produtivo independente do seu tamanho.

Deixe seu Comentário

comentários