Ter plantas no ambiente corporativo é tão importante no seu projeto de arquitetura será o tema que iremos discutir nesse artigo. Já abordamos brevemente aqui, no artigo sobre sustentabilidade nas empresas, que as plantas trazem benefícios no dia-a-dia de uma organização. Não apenas benefícios estéticos, como também ajudam a aumentar a produtividade dos funcionários.

Plantas trazem benefícios no dia-a-dia

Foursquare New York. Fonte: Dezeen

Afinal, o que dizem as pesquisas?

É fato que quando paramos um pouco a correria do trabalho e entramos em contato com a natureza, seja caminhando em um parque, ou apenas relaxando sob uma paisagem natural, voltamos mais revigorados e mais focados. Nem sempre conseguimos fazer esses intervalos, contudo a notícia boa é que mesmo um pequeno vaso de plantas sobre a mesa de trabalho já ajuda. Ou seja, há solução mesmo para quem trabalha cercado por paredes – afinal, nem todos têm a sorte de sentar de frente para uma janela com vista bonita. Aliás, pesquisas já concluíram que empregados que não têm janela tendem a decorar seu espaço com imagens de paisagens. E segundo outra pesquisa, essas pessoas também têm cinco vezes mais chances de comprar plantas para colocar no espaço de trabalho.

Muitas instituições internacionais têm pesquisado sobre o efeito psicológico das plantas no ambiente de trabalho. Uma pesquisa bem interessante foi feita por estudiosos da Noruega para testar a presença de vasos em mesas versus produtividade. Eles aplicaram um teste de atenção em que os participantes tinham que ler várias frases no computador e depois lembrar a última palavra de cada uma. No primeiro estudo, publicado em 2011, alguns participantes fizeram o teste sentados em uma mesa sem nenhuma planta; a outra parte fez o teste em uma mesa com flores e folhagens – esse foi o grupo que se saiu melhor. Outro teste foi aplicado em 2013 e a conclusão foi similar, com uma pequena diferença: além de plantas na mesa, as pessoas também tinham a vista de uma janela – e essas tiveram uma performance cognitiva ainda melhor que o grupo anterior. Segundo Ruth K. Raanaas da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida, colaboradora em ambos os estudos, o simples fato de se ter plantas em escritório é uma solução simples e barata para manter os funcionários mais felizes e mais focados.

Plantas ajudam a dar mais vida ao escritório

Mas como, afinal, as plantas influenciam no psicológico das pessoas? Segundo a “teoria da restauração da atenção”, da Universidade de Michigan, nosso cérebro gasta muita energia em tarefas que requerem muita atenção. Essa fadiga mental só pode ser eliminada se descansarmos. Um jeito é dormir, outro jeito é direcionar o foco para algo que não necessite de muito esforço. E é aí que a natureza entra, pois ela tem o poder de distrair a nossa mente.

Por tudo isso, arquitetos e designers têm adotado plantas em projetos de arquitetura corporativa, e decorado as mesas de trabalho com pequenos vasos. Uma solução simples, eficaz e com ótimo custo x benefício.

Plantas ajudam a trazer a natureza para dentro das empresas

Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura

Deixe seu Comentário

comentários