Se tem um espaço que costuma ser esquecido nos projetos de arquitetura para empresas são os banheiros corporativos. Na maioria das vezes, eles são deixados como na entrega: com louças brancas, revestimentos básicos e nenhuma decoração.

Projetos e Decoração de Banheiros Corporativos

Fonte: Casa3 Arquitetura.

Mas, ao que tudo indica, a situação começou a mudar. Assim como ter uma cozinha bonita e bem decorada para os funcionários, ter um banheiro corporativo diferenciado e aconchegante pode sim ajudar no rendimento da equipe.

Com espaços cada vez mais destinados a promover o conforto de seus colaboradores, as empresas buscam mostrar como cada um é importante para seu funcionamento. E nada melhor do que ter um banheiro bem legal e limpinho no trabalho.

Durante muito tempo, os banheiros foram considerados lugares em que os funcionários iam para “matar” o tempo e o serviço. Muitas pessoas tinham suas pausas controladas, assim como o tempo que gastavam usando o banheiro, como forma de manter a produtividade em alta. Com o passar dos anos, essa mentalidade mudou bastante e hoje em dia gestores e donos de empresa entendem que ter um banheiro bonito, arejado e limpo melhora a qualidade de vida de seus funcionários e faz com que a produtividade da empresa continue em alta.

Ter banheiros corporativos bem decorados também pode surpreender os clientes. Muitos, acostumados aos banheiros mais básicos e tradicionais das empresas, se surpreendem positivamente ao se deparar com um espaço espacialmente pensado para promover o bem-estar de quem transita pela empresa.

Decoração de Banheiros Corporativos

Fonte: Casa3 Arquitetura.

A preocupação em criar um espaço básico e prático para as atividades fisiológicas não precisa entrar em conflito com a beleza e o conforto. É possível criar espaços inteligentes e aconchegantes que passam a ideia de higiene e limpeza, mas que também estimulam intelectualmente os colaboradores. Não à toa, ouve-se falar de empresas que disponibilizam em seus próprios banheiros jornais, revistas e livros para os funcionários lerem quando vão à toalete. Algumas deixam até materiais para escrever ou desenhar a mão, estimulando a manifestação de opiniões e ideias.

Dicas básicas para decoração de banheiros corporativos

Vale a pena investir na decoração de banheiros corporativos, pois eles são importantes para todos que trabalham na empresa, assim como para os visitantes esporádicos. Mudar os revestimentos básicos por algo mais alegre e colorido, por exemplo, já dá outra cara ao ambiente. Trocar os metais simples por algo mais belo e de qualidade superior é outra mudança simples que ajuda a deixar o cômodo luxuoso.

Adicionar um pouco de natureza aos banheiros corporativos também pode fazer uma enorme diferença. Além de cor e vida, as plantas também podem ajudar a deixar o banheiro com um cheirinho mais agradável, pois contribuem para a purificação do ar. Procure por plantas que se adaptem bem a locais úmidos e com pouca luz, como é o caso de lírios, bálsamo, bromélias e dracena. Posicione os vasos das plantas o mais próximo possível da janela, quando houver uma.

Decoração e Projetos de Banheiros Corporativos

Fonte: Casa3 Arquitetura.

Junto ao esforço de designers e arquitetos, a indústria de materiais para banheiro tem se esforçado bastante em oferecer peças diferenciadas e sustentáveis. Torneiras com temporizadores para a água e bacias sanitárias com duplo fluxo ajudam na economia, assim como lâmpadas LED com luz amarela deixam os espaços mais aconchegantes e ajudam a poupar. Protetores de assento, descargas automáticas e secadores de mão, dentre outros, ajudam a manter a higiene e a assepsia dos funcionários e dos banheiros corporativos.

Quem busca ter banheiros corporativos funcionais, bonitos e bem decorados deve procurar por um escritório de arquitetura especializado em projetos para empresas, pois além de atuar nas áreas do escritório, este poderá também atuar em quaisquer outras áreas da empresa que necessitem uma renovação.

Deixe seu Comentário

comentários