Todo projeto de arquitetura passa por várias etapas antes de ser executado e finalizado. Na última dessas etapas, apresenta-se o projeto executivo de arquitetura. Mas você sabe o que isso quer dizer e a sua importância na execução do projeto?

Projeto executivo de arquiteturaFonte: FreePik.

O projeto executivo de arquitetura é uma etapa em que o arquiteto e o contratante do projeto fecham juntos todos os detalhes referentes a obra, deixando os espaços bem definidos e de acordo com as necessidades do cliente. Assim, ambos ficam cientes de todas as decisões. Por isso, é no projeto executivo de arquitetura que constam todas as especificações e detalhes necessários à execução e finalização da obra.

Muitas vezes tratado como um “manual de instruções”, o projeto executivo de arquitetura facilita muito a obra, pois carrega toda a documentação necessária para a compreensão de cada elemento do projeto básico, que passa por uma revisão completa, assim como todos os desenhos, plantas e cálculos.

Projeto executivo de arquitetura | Casa 3 Escritório de ArquiteturaProjeto de arquitetura corporativa para a National Oilwell Varco, elaborado pelo escritório Casa3 Arquitetura.

É no projeto executivo o momento de se fazer todas as compatibilizações necessárias, ou seja, verificar as possíveis interferências que o novo projeto pode causar na arquitetura e em estruturas pré-existentes. Dessa forma, é possível por exemplo evitar a sobreposição de elementos, como o cruzamento do novo encanamento com as antigas vigas, situação muito comum enfrentada por quem não contrata um arquiteto para fazer e supervisionar o projeto. Todas as plantas baixas devem apresentar o maior número de informações possíveis para não causar este tipo de transtorno, que atrasa e encarece a obra.

Nesta fase do projeto de arquitetura, praticamente todos os detalhes já foram decididos e calculados. Por isso, no projeto executivo, há o detalhamento de todos os elementos que serão incorporados à obra: acabamentos, revestimentos, cores e texturas especificados, assim como equipamentos, peças e sistemas que serão instalados no local. Todas as informações, das mais simples às mais complexas, precisam estar pormenorizadas no projeto executivo de arquitetura para que a obra seja executada dentro do cronograma previsto pelo arquiteto responsável.

Projeto executivo de arquitetura | Casa 3 Escritório de ArquiteturaProjeto de arquitetura residencial, elaborado pelo escritório Casa3 Arquitetura.

O projeto executivo de arquitetura, como o seu próprio nome já esclarece, só pode ser feito por um arquiteto ou escritório de arquitetura, mas não necessariamente o responsável pela obra. Essa etapa do projeto é muitas vezes ignorada por muita gente, que acaba não contratando um profissional qualificado para criar seu projeto e executar a obra, o que é perigoso, além de ilegal.

Por isso, se você está pensando em reformar ou construir, entre em contato com um arquiteto ou escritório de arquitetura competente que poderá entregar não só um projeto executivo de arquitetura perfeito, mas também a obra finalizada corretamente de acordo com o cronograma combinado.

Deixe seu Comentário

comentários