Todos os elementos dispostos em um ambiente de trabalho exercem influência no comportamento das pessoas que ali executam suas tarefas. Desde a iluminação e o tipo de mobiliário utilizado até as cores das paredes e objetos, o espaço pode atrapalhar ou, se planejado da maneira correta, incentivar o desempenho dos funcionários de uma empresa.

Algo fundamental na decoração corporativa é o uso adequado das cores no local de trabalho. As cores possuem propriedades capazes de alterar estados de humor e de atribuir predisposições favoráveis ou desfavoráveis para os envolvidos.

Por esse motivo, combinações de tons muito extravagantes devem ser utilizadas em ambientes com objetivos determinados. Cores quentes e fortes, se usadas de forma generalizada, podem exaltar os ânimos e fazer com que aqueles que convivem no local se sintam “enjoados” pelas cores expressivas e vibrantes.

 

Exemplos de sucesso do uso de cores na decoração corporativa

Um exemplo de ótima combinação de cores na decoração corporativa é o projeto de arquitetura executado pela Casa 3 Arquitetura para empresa Schlumberger. De forma sutil, as cadeiras em tom azul e painel na cor laranja se destacam ainda mais com a iluminação uniforme do ambiente.

Os efeitos do uso de cores na decoração corporativa | Casa 3 Arquitetura

Escritório do Grupo Gallegos | Lorcan O’Herlihy Architects

O colorido das cores na decoração destacam o escritório do Grupo Gallegos, projetado por Lorcan O’Herlihy Architects. O amarelo utilizado no teto, luminárias coloridas e cadeiras em tom laranja traduzem a descontração e direcionam para um ambiente alegre e mais social.

Os efeitos do uso de cores na decoração corporativa | Casa 3 Arquitetura

Os efeitos do uso de cores na decoração corporativa | Casa 3 Arquitetura

Escritório do Grupo Gallegos | Lorcan O’Herlihy Architects

Tons de cores neutros por outro lado nunca saem de moda e é sempre uma das opções para a arquitetura corporativa, já que são versáteis e podem ser usados em vários ambientes e em diversas situações.

Cores como branco, bege e cinza, além de suas variações de tonalidades, possuem a vantagem de atribuir certa elegância e clareza aos lugares. Por isso, conseguem transmitir para as pessoas bom gosto e conforto, se combinados com um projeto de qualidade.

Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura

Projeto de Arquitetura para National Oilwell Varco

Além disso, por serem tons neutros, oferecem praticidade para realizar alterações de decoração, permitindo uma vasta gama de composições.

Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura

Projeto de Arquitetura para Schlumberger

Por outro lado, um ambiente composto apenas por cores claras e básicas pode se tornar maçante e, de certa forma, monótono para os que têm que trabalhar um longo período de tempo ali. Assim, é importante que seja feito um projeto de decoração que não seja inexpressivo nem incapaz de estimular funcionários e clientes, para que não haja um “efeito contrário” ao desejado.

Para que isso não aconteça, a solução pode ser o uso pontual das cores. Eles podem ser mesas, luminárias, esculturas, quadros, ou até o piso, papeis de parede e outros detalhes no ambiente. O resultado é um espaço de trabalho harmonioso e clássico, com toques modernos de cores e de personalidade da empresa.

Projeto de Arquitetura Comercial| Casa 3 Arquitetura

Projeto de Arquitetura Comercial| Casa 3 Arquitetura

Deixe seu Comentário

comentários