Quanto mais criativo o ambiente de trabalho, mais inspirados ficam os funcionários. Muitas empresas já têm demonstrado isso através de uma arquitetura corporativa diferente e inusitada, com áreas de lazer, salas de descompressão e escritórios coloridos e funcionais.

Mudanças, às vezes radicais, não foram feitas aleatoriamente para simplesmente deixar o espaço mais bonito; elas são fruto de intensos estudos sobre o impacto do ambiente de trabalho no comportamento e rendimento dos funcionários, tendo em vista o uso da arquitetura corporativa na criação de ambientes criativos.

Projeto de arquitetura corporativaProjeto da Casa3 Arquitetura para a Taesa.

Pessoas que desenvolvem seus trabalhos em ambientes agradáveis tendem a ser mais criativos e dinâmicos, pois se sentem inspiradas pelo entorno e também por outros funcionários. Além disso, funcionários mais satisfeitos costumam trabalhar melhor e mais rápido, gerando não só ótimos trabalhos como também bons lucros para a empresa. Dessa forma, um bom projeto de arquitetura corporativa tem impacto direto no trabalho e no rendimento do funcionário, tendo em vista que é ela que trabalha na criação de ambientes corporativos criativos.

É importante ressaltar que um ambiente de trabalho mais agradável incentiva não só a criatividade, mas também pode levar a diminuição da rotatividade de funcionários, retendo mais talentos por mais tempo.

Medidas simples, como pintar as paredes, mudar a posição das mesas ou utilizar divisórias de vidro, podem ter grande impacto nas equipes de trabalho. Por isso, ter um projeto para escritório sob medida, associado a uma cultura empresarial que incentive a contínua troca de experiências e informações entre os funcionários, pode ser fundamental e sinônimo de sucesso para a empresa. Também é preciso lembrar que os funcionários passam grande parte de seu dia no escritório e ter um ambiente de trabalho inspirador e estimulante é essencial para uma boa convivência e para que as ideias estejam em constante renovação.

Projeto de arquitetura corporativaProjeto da Casa3 Arquitetura para a Miswaco.

Para a criação de ambientes criativos de trabalho não é preciso uma grande reforma na empresa. Escutar as ideias dos funcionários pode ser o primeiro e mais importante passo para o desenvolvimento de uma arquitetura corporativa mais atual. Dessa forma, a arquitetura do escritório pode mostrar todo o potencial criativo da empresa, ao mesmo tempo em que integra elementos que estimulam a equipe.

Lugares visualmente enfadonhos não costumam contribuir para a criatividade, por isso, ambientes planejados para a troca de ideias podem ajudar os funcionários a se inspirarem, tendo em vista que um bom local de trabalho ajuda a organizar melhor as ideias e a produzir com mais facilidade. Quanto maior for o conforto dos funcionários, melhor será o desempenho da equipe. E, para isso, além do mobiliário de ótima qualidade e adequado ao espaço, muitos projetos de arquitetura para empresas procuram inserir elementos que façam as pessoas se sentirem tão à vontade quanto em casa.

Ambientes mais abertos e iluminados, com inspirações em áreas externas, andam bastante na moda no que diz respeito à arquitetura corporativa. Além de fazer com que o funcionário se sinta mais a vontade e relaxado, os espaços open concept podem melhorar a comunicação entre a equipe, tendo em vista que sem paredes ou divisórias o contato entre os funcionários aumenta bastante.

Ambiente Corporativo CriativoProjeto da Casa3 Arquitetura para a Taesa.

Além disso, permitir aos funcionários dar pequenos toques pessoais a sua área de trabalho, mesmo depois do projeto de arquitetura corporativa estar entregue, pode ajudar na criação de ambientes criativos e acolhedores, além de fazer com que o funcionário se sinta parte integrante e importante da empresa. Mais do que pintar ou reformar, é importante permitir que os funcionários interajam com seu local de trabalho de alguma forma, dando seu toque pessoal, como ele faria em sua própria casa.

O uso da arquitetura corporativa na criação de ambientes criativos não deve ficar em segundo plano, pois ela é essencial para que os espaços da empresa fiquem bonitos, organizados e possam ser personalizados pelos funcionários, fazendo com que eles tenham prazer em ocupar seus postos e desenvolver o trabalho de forma eficiente.

 

Deixe seu Comentário

comentários