O que é arquitetura corporativa? Geralmente, a primeira pergunta de profissionais ou interessados que buscam conhecer um pouco mais sobre a área de arquitetura para empresas ou grandes corporações.

A primeira pergunta sobre definição de arquitetura corporativa que o Wikipedia traz diz: ʺé o ramo da Arquitetura que se ocupa em desenvolver, projetar e executar espaços de trabalho para escritóriosʺ. A segunda remete à área de TI, referindo-se à arquitetura de processos de negócios. Vamos nos focar na primeira definição.

Pense na sua casa. Seja ela um apartamento tradicional, um loft, uma quitinete, ou uma casa, casinha, casarão. Onde quer que moremos procuramos ter o mínimo de conforto possível, porque passamos ali muito tempo, sozinho ou compartilhando o espaço com outras pessoas. Por isso, queremos uma cama confortável, móveis funcionais, espaço para circulação, paredes e piso em bom estado e assim segue a lista.

Nem sempre temos tudo, mas sempre tem o mínimo que gostaríamos de ter. Agora pense no trabalho: para a grande maioria, é o lugar onde se passa a maior parte do tempo. Você prefere passar esse longo tempo em um espaço bonito e organizado, ou não se importa de trabalhar em um espaço bagunçado e tropeçando em objetos a cada passo que dá?

Arquitetura Corporativa | Projeto Transocean

Independentemente se você tem uma grande ou pequena empresa, com muitos ou poucos colaboradores, a presença de um projeto arquitetônico fará toda a diferença para o seu negócio. Os benefícios começam no aumento da produtividade dos empregados, gerado por um ambiente mais feliz de trabalho, com mais conforto e saúde (lê-se ergonomia).

Muito mais do que decorar um ambiente e torná-lo funcional de acordo com as tarefas executadas na empresa diariamente, a partir de móveis ergonômicos e paleta de cores que estimule a criatividade, é papel da arquitetura corporativa fazer parte da formação estratégica da identidade visual da empresa.

Por isso está tão em alta investir em decoração de escritórios. Grande organizações como Google, LinkedIn e Facebook valorizam cada vez mais esses projetos de arquitetura corporativa. Afinal, quem não gostaria de trabalhar num ambiente como o de qualquer uma dessas empresas?

O que é Arquitetura Corporativa

Sala de jogos do Google de Milão, Itália. Fonte: Home Designing

Mas saiba que organizações menores e empresas de pequeno e médio porte também podem investir num projeto arquitetônico. Você não precisa de projetos tão grandiosos para conseguir criar um ambiente criativo e inovador.

Deixe seu Comentário

comentários