Você já teve a impressão de que o espaço do seu escritório está sendo mal aproveitado? Quando estamos em locais em que o ambiente não está organizado corretamente, é comum nos sentirmos incomodados, mas nem sempre sabemos o que fazer para melhorar. Veja então como ter o melhor aproveitamento do layout do escritório.

Arquitetura para escritório

Fonte: Freepik.

Como ter o melhor aproveitamento do layout do escritório:

O layout nada mais é do que a disposição espacial do ambiente. A melhor forma de melhorá-lo é sempre otimizando o uso do espaço e fazendo sua distribuição de forma inteligente. Porém, isso nem sempre é fácil, principalmente quando o espaço disponível não tem um formato que favoreça colocar nele tudo o que precisamos para o dia a dia.

Além disso, muitos empreendedores têm muito conhecimento sobre seu negócio, mas não entendem quase nada sobre aproveitamento de espaço corporativo, o que os leva a realizar uma distribuição bastante equivocada de móveis e equipamentos por todo o local. O resultado disso tende a ser um escritório com aparência um tanto desorganizada e pouco confortável.

Mas é fácil entender a necessidade de melhorar o aproveitamento do layout do escritório: para torná-lo mais eficiente. O que acontece é que pessoas que trabalham em espaços mais organizados costumam ter um rendimento acima da média. Ou seja, elas trabalham mais e melhor porque estão satisfeitas. O ambiente influencia diretamente na forma como nos comportamos no trabalho.

Escritório

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Por isso, mesmo que o seu escritório seja um pouco apertado ou tenha um formato peculiar, é importante saber como aproveitá-lo da melhor forma possível, proporcionando a sua equipe um ambiente de trabalho bem-apresentado, confortável e bem organizado. E, para tanto, realizar um estudo de layout pode ser bem importante.

Esse tipo de trabalho é desenvolvido por arquitetos, que indicam a melhor forma de encaixar todos os elementos necessários ao trabalho da empresa no espaço disponível. Assim, se obtém o máximo aproveitamento do layout, tornando-o totalmente otimizado, o que tende a melhorar não só a circulação das pessoas, como também o fluxo de trabalho, facilitando seu gerenciamento.

Muitas vezes, o gestor da empresa não se dá conta de que os problemas apresentados pela equipe são decorrentes da má distribuição do espaço. Falhas na comunicação, fluxos de informações confusos ou incompletos, demora na obtenção de informações simples, dentre várias outras coisas, podem ser consequência do mau aproveitamento do layout do escritório.

Como ter o melhor aproveitamento do layout do escritório

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Além disso, como saber onde estão papéis e documentos se o escritório não está arrumado? A falta de organização do espaço pode se espalhar pela equipe, tornando-se um problema sério para a empresa. É importante que os funcionários vejam que o espaço está organizado de forma lógica para que a interação com ele e através dele seja mais ordenada.

Por isso, ao se pensar em abrir um escritório, é válido sempre contar com a mão de obra de um arquiteto especialista em projetos corporativos. Esse profissional não só pode ajudar a distribuir as estações de trabalho e contribuir com a escolha de um mobiliário eficiente, como também tem conhecimentos para propor uma série de soluções que nem sempre conhecemos.

Mesmo que o escritório seja pequeno e a equipe esteja em crescimento é possível encontrar formas de aproveitar melhor o espaço disponível e tornar o layout mais eficiente. Flexibilizar o ambiente com a retirada de divisórias, por exemplo, tende a criar uma sensação de maior amplitude visual, proporcionando mais conforto a um espaço que antes parecia apertado. O uso de divisórias em vidro também auxilia na sensação de amplitude, na interação e no aproveitamento de luz natural em muitos casos.

Aproveitamento do layout

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Também é válido lembrar que cada empresa possui suas peculiaridades e, por isso, pensar que se pode copiar o que vem sendo feito por outras é um erro. Por isso, ter um projeto de arquitetura corporativa personalizado pode ser a melhor forma de realizar um aproveitamento do layout do escritório de sua empresa bem mais completo.

Deixe seu Comentário

comentários