Quanto tempo você passa no escritório? É pensando na soma de todas essas horas dedicadas as tarefas que muitos arquitetos têm se procurado em criar projetos cada vez mais confortáveis para as áreas de trabalho, pensando não só em móveis e decorações, mas também na iluminação para o escritório.

Veja dicas de como iluminar o ambiente de trabalho

Iluminação para Escritório como Iluminar o Ambiente de Trabalho

Projeto de arquitetura corporativa para a Miswaco. Fonte: Casa 3 Arquitetura.

  • Um bom projeto de iluminação deve ser eficiente, econômico e aplicado de forma a tornar o ambiente mais funcional. Além disso deve respeitar a legislação vigente para espaços corporativos. De nada adianta criar um projeto de iluminação sem levar em conta a posição dos móveis, onde os trabalhos mais minuciosos serão desenvolvidos, os revestimentos e acabamentos do espaço, em quais locais a luz deve ser mais potente, etc.
  • Luzes amareladas são ótimas para tornar os espaços mais aconchegantes, podendo deixar recepções, salas de descompressão e espaços para relaxamento muito mais aprazíveis. No entanto, quando se fala em ambientes de trabalho, muita gente prefere a luz branca, pois ela dá uma sensação de luminosidade maior, exigindo menos esforço para que as pessoas enxerguem com precisão. Além disso, a luz branca é considerada mais estimulante, portanto perfeita para a iluminação de escritório.
  • Trabalhar com pouca luz pode ser incômodo, mas trabalhar com muita luz é quase insuportável. Isso porque o excesso de iluminação pode causar sensação de ofuscamento, que também nos atrapalha a enxergar. Dessa forma, é preciso ter um projeto de iluminação para escritório para cada ambiente, deixando os espaços próprios para as atividades que lá serão desenvolvidas.
Como Iluminar o Ambiente de Trabalho Iluminação para Escritório

Projeto de arquitetura corporativa para a NOV. Fonte: Casa 3 Arquitetura

  • Outro ponto importante a se levar em conta na hora de criar um projeto para iluminar o ambiente de trabalho são as posições dos computadores. Quando a luz incide diretamente sobre os monitores é quase impossível ver as telas. Lâmpadas e luminárias devem ser instaladas de forma que deixem o espaço de trabalho confortável e seguro para cada funcionário desenvolver suas atividades sem se sentir incomodado pelo excesso de luz ou sua posição.
  • Uma iluminação para escritório eficiente também leva em conta a luz natural do sol, que ajuda não só a dar vida ao ambiente como também a economizar energia e diminuir os custos da empresa. Para isso um bom projeto deve sempre levar em conta a carta solar. Às vezes, não há necessidade de passar o dia inteiro com as luzes artificiais ligadas no ambiente de trabalho. Pela manhã, basta abrir as cortinas ou persianas e deixar a claridade entrar! Além disso, pode valer a pena abrir até as janelas durante um período do dia, para deixar o espaço mais arejado.
  • Outra forma de economizar é utilizar lâmpadas frias, que não interferem na temperatura do ambiente, fazendo com que o ar condicionado trabalhe menos. Pelo mesmo motivo, escritórios que pegam muito sol precisam de cortinas ou persianas que isolem bem as janelas, para que a luz natural não torne o ambiente ainda mais quente.
Dicas de Como Iluminar o Ambiente de Trabalho

Projeto de arquitetura corporativa para o Tele Cine. Fonte: Casa 3 Arquitetura.

  • Uma boa ideia é trocar as lâmpadas comuns pelas de LED, que além de frias são supereconômicas. As lâmpadas de LED têm uma vida útil altíssima em comparação às lâmpadas incandescentes e fluorescentes, o que exige menos trocas, além de consumirem muito pouca eletricidade para iluminar grandes ambientes. Assim fica fácil economizar com energia e o dinheiro pode ser gasto em outras áreas da empresa que estejam precisando de investimentos.
  • Para ter um bom projeto de iluminação para escritório é preciso contar, também, com um bom projeto de arquitetura corporativa, que irá combinar todos os elementos de forma a deixar qualquer espaço otimizado e econômico. Além disso, escritórios de arquitetura especializados que desenvolvem esse tipo de projeto possuem equipe qualificada que pode garantir a segurança da instalação elétrica, que só deve ser feita por profissionais habilitados.

 

Deixe seu Comentário

comentários