Projetos de Arquitetura

A empresa Casa 3 Arquitetura, com mais de 20 anos no mercado, atua com a gestão de projetos de arquitetura na concepção, execução e gerenciamento nas áreas de arquitetura corporativa, comercial e residencial.

A experiência e a sensibilidade norteiam seus projetos para unir técnica e arte à ocupação racional e criativa dos espaços propostos, respeitando as necessidades específicas de cada cliente.

As exigências do mercado impulsionam a empresa Casa 3 Arquitetura a passar por um constante processo de atualização e modernização, buscando novos conhecimentos em áreas como sustentabilidade, ergonomia, acessibilidade, SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saude) e Gerenciamento de Projetos.

Áreas de Atuação

  • Projetos de Arquitetura
  • Compatibilização de Projetos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Planejamento e Gerenciamento de Obras
  • Construções e Reformas

Gestão de Trabalho

Proposta arquitetônica, comercial e estimativa de custos preliminar.

– realização de breafing e entrevistas com análise conceitual;
– avaliação do imóvel através de visita;
– desenvolvimento do estudo de viabilidade com memorial descritivo;
– elaboração de plantas e/ou estudos volumétricos;
– levantamento preliminar de custos baseada no estudo de viabilidade;
– início de estudo e sugestão das etapas de trabalho.

Análise física da área a ser ocupada.

– levantamento milimétrico do local contendo arquitetura e infra-estrutura;
– levantamento quantitativo e qualitativo do mobiliário e dos equipamentos existentes por setor;
– levantamento de padrões pré-estabelecidos;
– avaliação técnica dos padrões e disponibilizações existentes para os equipamentos de multimídia, ar condicionado e sistema de segurança, cabeamento, sala de TI, no-break, gerador, sistemas de controle de acesso, central telefônica, etc.

Exigências técnicas e físicas de necessidades.

– elaboração de fluxograma, plano de massa e zoneamento vertical, identificação de setores e postos de trabalho e equipamentos;
– dimensionamento das áreas técnicas;
– observação dos aspectos de conforto ambiental, ergonomia e acessibilidade, além dos tecnológicos (sistemas construtivos, resistência e durabilidade dos materiais, sistema das instalações e padrões pretendidos) e dos econômicos (relação adequada entre custos, benefícios, durabilidade e padrão);
– adequação às normas e/ou legislação vigente.

Configuração inicial da solução arquitetônica apresentada em projeto com sugestões para acabamentos e mobiliário.

– constitui a configuração inicial do partido arquitetônico;
– estudo das inter-relações funcionais com lançamento da ocupação proposta;
– indicação preliminar de acabamentos com opções alternativas;
– elaboração de maquete eletrônica (opcional);
– estudo analítico de layout;
– contato preliminar com a administração do condomínio para iniciação do estudo de logística.

Aprovação de projeto e preparação das licitações e concorrências.

– configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, com o estudo preliminar já aprovado pelo cliente;
– elaboração de plantas com detalhamento das soluções concebidas na fase anterior;
– elaboração dos projetos técnicos: elétrica, hidráulica, telefonia, luminotécnica, ar-condicionado, informática, detecção e prevenção de incêndio, sinalização, etc, levando-se em consideração a compatibilização entre os projetos envolvidos;
– estudo dos materiais a serem utilizados, com definição dos acabamentos e apresentados no memorial descritivo;
– preparação de editais para as licitações e concorrências;
– encaminhamento dos projetos de aprovação para os órgãos competentes;
– apresentação ao condomínio dos projetos técnicos;
– iniciação do planejamento de obra.

Finalização e entrega dos projetos executivos, cronograma e budget.

– conjunto de documentos, produzido em escalas convenientes, de todos os elementos da obra ou serviço, necessário à exata interpretação e compreensão do projeto: space plan (landscape, open plan, etc.), civil, paginação de pisos e do revestimento de paredes, rebaixamento de teto (forro), divisórias, especificação de acabamentos, planta da copa e sanitários, marcenaria, detalhamentos, etc;
– compatibilização entre os projetos envolvidos no processo;
– consolidação dos cronogramas físico e financeiro;
– elaboração de planilhas analíticas para a comparação das propostas enviadas pelos fornecedores;
– providências necessárias ao início da obra, como a autorização por escrito do condomínio.

Acompanhamento da obra através de relatórios com emissão periódica de planilhas física e financeira.

– reunião de Partida da Obra, com a participação dos gerentes de todas as empresas envolvidas no processo;
– organização e controle da execução do projeto, com o agendamento de reuniões e visitas à obra em períodos pré-determinados;
– supervisão de obra diária;
– controle e autorização de cobranças e pagamentos;
– atualização periódica de cronograma e controle dos custos e da qualidade dos materiais e serviços;
– coordenação e controle das etapas de desenvolvimento da obra;
– elaboração de relatório periódico, com medições em percentuais de serviços realizados, tabelas de controles dos materiais da obra, material fotográfico, tabelas e planilhas de controle financeiro e atas de reuniões.

Apoio à implantação local da empresa, acertos e ajustes finais e encerramento de contrato.

– realização de acertos finais;
– fornecimento de plantas de ‘as built’ dos projetos de Arquitetura e Técnicos para o arquivo de documentação da Obra;
– suporte técnico para a mudança;
– fornecimento de documentos para o arquivo de documentação da obra constante de manuais e certificados de garantia dos equipamentos, ARTs, alvarás Prefeitura Municipal, GEM, Corpo de Bombeiros, fornecedores e memoriais;
– fornecimento das propostas para as manutenções necessárias;
– manutenção e reparos.