Como Encorajar a Colaboração Através da Arquitetura Corporativa?

A função da arquitetura corporativa vai muito além de questões estéticas, ou outros fatores como comunicação, ergonomia ou marketing. Com o objetivo de ter um ambiente mais colaborativo e de pessoas mais felizes e satisfeitas com o ambiente de trabalho, as empresas estão entendendo que há como encorajar a colaboração através da arquitetura corporativa.

E um conceito que vem sendo bastante empregado nos projetos arquitetônicos corporativos atualmente é o do open space, que nada mais é que uma ampla área aberta com design flexível e versátil, sem a limitação das paredes, que busca aproximar as pessoas, estimular os relacionamentos interpessoais e com isso encorajar mais interações e trocas de ideias, o que culmina em um ambiente com soluções mais inovadoras e criativas.

Como Encorajar a Colaboração Através da Arquitetura Corporativa

Além das bicicletas que se destacam na decoração, essa empresa possui grandes janelas que proporcionam maior incidência de luz natural no ambiente.Fonte: Office Snaphots

Embora o conceito do open space seja empregado hoje por muitas corporações com resultados de sucesso comprovados, não é toda empresa que opta por utilizá-lo. É um projeto ousado, que para dar certo precisa estar alinhado com a cultura e com o momento da organização. Ao decidir implementar o open space em seu projeto de arquitetura corporativa, algumas dicas podem ajudar no seu sucesso:

 

  • além de uma área ampla, você pode inserir elementos no design de interiores do seu projeto arquitetônico, como escadas largas com grande tráfego de pessoas, assim elas podem se cruzar acidentalmente por ali e interagir.

 

  • uma forma de criar um ambiente mais colaborativo é eliminando ou reduzindo as salas individuais em favor de pequenas salas de reuniões. Mesmo em empresas que tenham o open space, a necessidade de haver salas de reuniões fechadas é necessária em muitos momentos, mas é válido criar pequenas salas, para poucas pessoas. Assim, no momento em que algum colaborador precisar de mais concentração e silêncio, ele pode se isolar nessa sala, ou até mesmo para fazer reuniões mais ágeis e eficazes com número pequeno de participantes.

Open Space - Colaboração Através da Arquitetura Corporativa

O open space dessa empresa de mobiliário tem dupla função: é local de trabalho e também de showroom – ela demonstra ali mesmo como ficam seus produtos em um ambiente real de trabalho. As salas de reuniões são envidraçadas, dando privacidade sem o peso das paredes tradicionais. Fonte: Office Snaphots

  • o open space pode abrigar também uma área com decoração que inspire a criatividade, ideal para os colaboradores discutirem ideias mais abertamente, fazerem brainstorming, sem a pressão de uma sala fechada. Que tal um lounge com decoração que inclua quadro negro para anotações, mural com post its, puffs espalhados pelo espaço. A ideia é criar um clima mais liberal e informal de discussão.

Ambiente com Colaboração Através da Arquitetura Corporativa

Em um ambiente colaborativo, os funcionários podem ser estimulados a personalizar seu espaço para trabalhar mais confortavelmente. Eles podem colocar fotos, plantas e outros enfeites. Algumas empresas permitem até mesmo a entrada de animais de estimação, mas isso depende das regras de cada um. Fonte: Inc. Magazine

  •  crie áreas comuns que fujam do tradicional, como cafeterias,, espaços de leitura ou de jogos. As pessoas podem se cruzar na escada e continuar a troca de ideias no café. Ou podem jogar um game enquanto discutem sobre seus projetos de uma forma mais leve. Fora de suas mesas, as pessoas se sentirão mais livres para interagir e colaborar.

Projeto Arquitetônico com zonas para Encorajar a Colaboração Através da Arquitetura Corporativa

O projeto arquitetônico pode ter zonas de interação: as pessoas podem conversar no balcão da cozinha ou, querendo mais privacidade, sentam-se em sofás próximos. Quando as pessoas têm opções, elas se sentem mais estimuladas para colaborar. Fonte: Inc. Magazine

  • o open space deve ser um ambiente flexível e colaborativo. Uma maneira interessante de ter um open space eficiente é juntando nele pessoas de áreas diferentes. Grandes e famosas corporações usam desse artifício para que pessoas de diferentes áreas possam colaborar com pontos de vista diversos em projetos específicos.

Além de ter um ambiente colaborativo, forte tendência em projetos de arquitetura corporativos, o open space é uma forma de reter profissionais que, mais satisfeitos com seu ambiente de trabalho, vão ter maior interesse em permanecer na empresa. Outro benefício é que em um período de mudanças constantes, o open space tem flexibilidade para se adaptar mais rapidamente a qualquer alteração no cenário.

Espaços Sociais para Encorajar a Colaboração Através da Arquitetura Corporativa

Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura

Deixe seu Comentário

comentários