A sala de estar é um espaço de encontro e convivência para a maioria das famílias. É lá que recebemos convidados, conversamos com os filhos, assistimos filmes, dentre várias outras atividades. E se o seu espaço ainda não está tão convidativo quanto você gostaria, conheça alguns elementos que ajudam a tornar a sala de estar mais confortável.

Dicas de decoração

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Iluminação: uma boa iluminação muda imediatamente a cara do ambiente e a forma como nos sentimos quando estamos nele. Para espaços com janelas grandes e bem posicionadas, a luz natural entrará no cômodo com facilidade, deixando-o muito mais confortável. A luz do sol costuma ser mais agradável e pode ser controlada com o uso de cortinas e persianas.

Já para a iluminação artificial, tenha um projeto personalizado se possível. Ele será muito mais econômico e confortável, além de destacar as melhores partes da decoração. Uma iluminação indireta também ajuda a deixar a sala de estar mais suave e confortável, além de torná-la mais propícia para assistir televisão.

Cores: as cores influenciam muito na forma como nos sentimos e nos comportamos nos ambientes. Por isso, nada mais natural do que buscar por cores que remetam a conforto quando queremos tornar os ambientes mais aconchegantes. Tons de laranja, por exemplo, podem ser boas escolhas para a decoração da sala de estar, pois fazem as pessoas se sentirem acolhidas.

Já o verde desperta tranquilidade, sensação de frescor e limpeza. O azul também causa sensação de tranquilidade, além de influenciar a uma introspecção profunda. O roxo denota elegância e nobreza, enquanto o marrom lembra a natureza e a rusticidade. A escolha das cores e suas combinações fazem toda a diferença na hora de se projetar um espaço confortável.

Elementos que ajudam a tornar a sala de estar mais confortável

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Sofá: numa sala de estar, o sofá é o ponto focal. Logo que entramos neste cômodo, é comum ter vontade de se sentar e relaxar, principalmente se o sofá tiver um visual bem aconchegante. Mas saiba que nem todo sofá que parece confortável realmente é. Por isso, é importante escolher com cuidado e testar uma boa variedade para encontrar aquele que melhor atende suas necessidades.

Para ser confortável, o sofá não pode ser muito macio, pois quem senta nele não deve afundar demais, nem tão duro quanto uma cadeira. Além disso, é importante prestar atenção ao material, porque é comum que tecidos naturais sejam mais confortáveis que os sintéticos. Escolha um sofá que tenha um tamanho compatível com a sala de estar, além de um design que combine com seus outros móveis.

Tapete: o tapete é um detalhe que faz toda a diferença quando queremos tornar a sala de estar mais confortável, pois ele cria uma sensação instantânea de aconchego e tranquilidade. Além de aquecer visualmente o cômodo, ele também pode gerar sensações táteis muito prazerosas, principalmente se tiver fios longos e macios.

Para contribuir com o visual da sala de estar e gerar sempre boas sensações, é ideal que o tapete seja mantido sempre limpo. Para tanto, verifique as especificações do fabricante para não danificar a peça realizando sua limpeza de forma equivocada.

Dicas para decorar a sala de estar

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Almofadas e manta: a combinação de almofadas e manta, seja sobre o sofá ou mesmo numa poltrona, também ajuda a gerar um conforto visual imediato. Elas nos remetem a momentos de relaxamento e a quando nos sentimos aquecidos, ocasiões em que estamos naturalmente confortáveis e descontraídos.

Outra vantagem destes acessórios é que eles não são caros, o que facilita sua troca, gerando assim uma mudança imediata no espaço. Às vezes, sentimos que estamos cansados de um determinado visual da sala de estar, mas basta trocar as capas das almofadas para que o ambiente fique como novo.

Objetos decorativos: um ambiente sem acessórios decorativos parece estéril, sem graça ou personalidade. Ter objetos decorativos na sala de estar costuma deixar o espaço muito mais receptivo e interessante, principalmente quando esses acessórios são escolhidos com consciência, mas sem parecer que a escolha foi feita de forma proposital.

Almofadas, cortinas, porta-retratos, vasos, lembranças de viagens, obras de arte, dentre outros elementos, contribuem para deixar a sala de estar mais confortável e com muito mais personalidade. E vale lembrar que, quanto melhor o acabamento dos objetos decorativos, mais elegante tende a se tornar a decoração do local.

Deixe seu Comentário

comentários