Muita gente acha que para um escritório começar a funcionar basta colocar algumas mesas, cadeiras e computadores dentro de uma sala e abrir as portas. Entretanto, um ambiente corporativo criado sem nenhum planejamento pode acarretar várias perdas para a empresa. Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para planejar escritórios.

Dicas Para Planejar EscritóriosProjeto de Arquitetura Corporativa para National Oilwell Varco | Casa 3 Arquitetura.

  • Meça o espaço: antes de sair comprando móveis e objetos para o escritório, meça o espaço que ele possui. Um ambiente pequeno com coisas demais é tão incômodo quanto um ambiente enorme com poucos móveis, pois se por um lado ele fica abarrotado, por outro ele parece vazio e quase abandonado. Ter um bom projeto de arquitetura para escritórios e móveis sob medida podem fazer toda a diferença.
  • Móveis corporativos: na hora de planejar escritórios e escolher os móveis, além de levar o espaço em conta, também deve-se tomar cuidado para que eles sejam de boa qualidade, ergonômicos e confortáveis. Às vezes, os móveis de qualidade superior podem parecer um pouco mais caros, mas como eles não necessitam de muita manutenção ou substituições, acabam tornando-se econômicos. É preciso ter espaço de armazenamento suficiente para manter a sala sempre em ordem, tornar mais fácil localizar papéis e documentos. Além disso, cadeiras precisam ter braços e serem ajustáveis para maior conforto dos funcionários.
  • Cores: as salas comerciais sempre são entregues pintadas de branco. Mas isso não significa que essa seja a melhor cor para escritórios. As cores podem influenciar o humor e estimular a criatividade, por isso vale a pena investir um pouco nelas. Se não for possível pintar paredes, alguns acessórios decorativos podem ajudar a dar uma colorida no espaço. A cor azul, por exemplo, é calmante e estimula novas ideias. Já o amarelo pode tornar as pessoas mais otimistas. O verde promove equilíbrio e harmonia, enquanto o vermelho ajuda a aumentar o desempenho e dar mais atenção aos detalhes.

Dicas Para Planejar EscritóriosProjeto de Arquitetura Corporativa para Taesa | Casa 3 Arquitetura.

  • Computadores: parte integrante e vital da maioria dos escritórios, os computadores devem ser adaptados a cada funcionário. Os monitores precisam estar nivelados de acordo com a altura de cada um para evitar problemas de coluna. Apoios de pulso para mouse e teclado também são importantes, pois podem ajudar a evitar problemas como tendinite e lesões por esforço repetitivo.
  • Iluminação: o projeto de iluminação é uma parte super importante do planejamento do escritório. Afinal, todos precisam ver claramente o que estão fazendo. Vale a pena aproveitar a luz natural, pois assim é possível economizar mais. E na hora de instalar as luzes artificiais, localize os espaços de maior necessidade e dê atenção especial a eles, colocando lâmpadas mais potentes nestes locais.
  • Personalidade: muitas empresas tentam impor um padrão a seus funcionários e os proíbem de ter objetos pessoais decorando suas mesas. Essa atitude não é muito boa, pois todo colaborador gosta de ter um cantinho com a sua cara, para além dos móveis corporativos e computadores. Por isso, pequenos objetos pessoais, como porta-retratos, porta-lápis, action figures, dentre outros, podem e devem ser permitidos, pois fazem com que o funcionário se sinta parte integrante e importante dentro da empresa, além de também estimularem a imaginação.

Dicas Para Planejar EscritóriosProjeto de Arquitetura Corporativa para Marlan Marinho | Casa 3 Arquitetura.

Com essas dicas para planejar escritórios, já é possível começar a montar um. Mas para quem precisa de mais uma ajuda ou deseja ter um projeto de arquitetura para escritório personalizado, basta entrar em contato com a Casa 3 Arquitetura, que possui uma equipe especializada e pronta para desenvolver projetos para empresas de todos os portes.

Deixe seu Comentário

comentários