Otimizar o espaço do escritório tem se tornado cada vez mais importante para todo tipo de empresa. Como o metro quadrado está cada vez mais caro, é necessário que a empresa consiga crescer dentro do espaço que ela já possui e, para tanto, saber se reorganizar é fundamental para que todos os funcionários fiquem confortáveis e satisfeitos.

Dicas para otimizar o espaço do escritório

Projeto do escritório Casa3 Arquitetura para a empresa PGN.

No entanto, em se tratando de organizar e otimizar o espaço do escritório, muitas empresas enfrentam dificuldades, principalmente por não saber muito bem o que fazer nem por onde começar. Por isso, confira algumas dicas de otimização para o escritório simples e fáceis de colocar em prática:

  1. Cores claras são boas opções para quem quer ampliar visualmente o espaço. Elas criam a sensação de que as paredes estão mais distantes, além de refletir melhor a iluminação. Por outro lado, tons escuros fazem com que o espaço pareça menor. Deixe para utilizá-los em alguns detalhes decorativos ou nos móveis, para criar um contraste com as paredes.
  2. Ambientes open space tendem a parecer maiores devido a falta de divisórias. Portanto, se possível, elimine paredes e divisórias do espaço para que ele pareça mais amplo e aberto.

Se houver necessidade de espaços reservados dê preferência na utilização de divisórias translúcidas ou de vidro.

Quanto mais transparente as divisórias, maior a sala tende a parecer. Para os momentos em que é preciso privacidade, como reuniões ou videoconferências, basta instalar uma cortina ou persiana, que será acionada dividindo o quando houver necessidade.

Otimizando o espaço do escritório

Projeto da Casa3 Arquitetura para o escritório da Taesa.

  1. Uma forma interessante de aproveitar bem o espaço é substituir o mobiliário tradicional por móveis sob medida. Esse tipo de móvel é pensado especialmente para o local em que será instalado, aproveitando-o muito melhor. Além disso, como são feitos sob medida, os móveis podem atender muito melhor aos funcionários e colaboradores, pois as estações de trabalho serão adaptadas para o serviço que cada funcionário desempenha.

Os móveis sob medida podem parecer mais caros a princípio. No entanto, como eles ajudam a organizar melhor o espaço, fazendo com que o escritório fique parecendo até maior, é um investimento que vale bastante a pena.

Ter um espaço de trabalho bonito e organizado agrada muito aos funcionários, que, percebendo a preocupação da empresa em criar um lindo escritório, se sentem estimulados a buscar uma maior produtividade.

  1. Para quem busca otimizar o espaço do escritório, criar novas formas de armazenamento é fundamental. Tendo isso em vista, explorar o cômodo verticalmente pode ser uma boa opção.

A utilização de prateleiras e armários aéreos libera alguns espaços para a instalação de novas estações de trabalho, além de criar novos locais para armazenamento de documentos, livros de pesquisa e outros papéis importantes. Vale lembrar que é importante manter sempre as prateleiras limpas e arrumadas, para que elas não deixem o escritório com aparência de desleixado.

Espaço do escritório dicas para otimizar

Projeto da Casa3 Arquitetura para a empresa Marlan Marinho.

Outro local que tende a ficar ocioso é o espaço embaixo das mesas. Nesses locais é possível colocar gaveteiros móveis para os funcionários guardarem seus materiais de trabalho e itens pessoais. Eles podem ser retirados de debaixo da mesa para servir como mesa de apoio durante o dia e voltar a seu local no final do expediente. Há também a opção de gaveteiros com chave, que podem ser trancados, melhorando a segurança dos itens.

  1. A iluminação tem total influência em como percebemos o espaço. Por isso, um bom projeto de iluminação pode fazer a diferença na hora de otimizar o espaço do escritório. Quanto mais bem iluminado, mais amplo o escritório tende a parecer.

Aproveitar a iluminação natural é ótimo e ajuda a economizar na conta de luz. Por isso, vale a pena instalar as estações de trabalho de forma que a luz que passa pelas janelas não atrapalhe quem está trabalhando.

Por outro lado, a iluminação artificial deve ser pensada de forma a iluminar corretamente as estações de trabalho, mas sem causar ofuscamento. Ter muita luz é tão incômodo quanto ter pouca luz, por isso é preciso saber dosar para encontrar a melhor combinação e deixar o espaço propício para as atividades que são desenvolvidas.

Deixe seu Comentário

comentários