Seja num ambiente comercial ou residencial, aproveitar a luz natural ao máximo é cada vez mais uma necessidade. Ela ajuda a manter o ambiente mais saudável e iluminado sem incrementar a conta de eletricidade. Mas se você não sabe bem como por isto em prática, confira as dicas para aproveitar melhor a luz natural organizadas pela Casa 3 Arquitetura:

Luz natural

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Antes da construção: se você está construindo, saiba que janelas grandes do rodapé ao teto são a melhor opção para aproveitar bem a luz natural. Grandes vãos permitem a entrada da iluminação natural no espaço, proporcionando máxima eficiência das janelas. Vale lembrar que isso também ajuda a dar uma sensação de maior amplitude aos cômodos. O único cuidado que se deve ter é quanto a entrada de radiação solar, os raios infravermelho e ultravioleta que se não tratados poderão causar problemas de aquecimento excessivo, impactando no consumo de energia e descolorações.

Se este for o seu caso, converse com o escritório de arquitetura responsável para saber se é possível instalar grandes janelas em seu projeto, e também o melhor posicionamento para elas. Janelas grandes garantem não só uma boa iluminação natural o ano inteiro, mas também uma melhor circulação do ar, deixando os cômodos mais arejados.

Invista em claraboias: outra boa ideia para quem está com projeto em construção é a utilização de claraboias, que consistem, basicamente, em janelas no teto. Elas ajudam muito a tornar os cômodos mais bem iluminados e também dão ao local um toque de elegância. Outra opção é a utilização de tetos de vidro, que são parecidos com as claraboias, mas não abrem. Mais uma vez, tenha em mente que controles para a entrada excessiva de luz deverão ser criados no projeto, evitando-se assim o ofuscamento.

Ambientes integrados: quem está construindo ou reformando pode aderir à criação de ambientes integrados. Neste tipo de espaço onde não há separação com paredes, a luz natural consegue entrar e se propagar ainda melhor por todo o local. Ter ambientes integrados que compartilham várias fontes de luz natural pode ser sinônimo de uma boa economia.

Dicas para aproveitar melhor a luz natural

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Cortinas e persianas: dê preferência a cortinas ou persianas que, quando recolhidas, não cubram nenhuma parte do vão da janela. Se houver pouco espaço de parede em torno da janela, uma cortina rolô ou persiana podem ser uma opção inteligente, pois, quando recolhidas, não atrapalham a entrada da luz.

Outra opção decorativa que não é muito comum, mas pode ser usada em diferentes espaços, é usar absolutamente nada nas janelas. Porém, se houver necessidade de um pouco mais de privacidade no espaço, será um pouco complicado consegui-la. Para tal decisão devesse estudar a fachada em questão com as suas incidências dominantes ou não de raios solares, pois não podemos esquecer que em uma fachada que receba bastante insolação por boa parte do dia, como vivemos em um país tropical, onde entra a luz também entra o calor. Nestes casos é aconselhável a instalação de uma cortina tela solar para barrar os raios infravermelho e ultravioleta, ou artifícios externos como os brises soleils.

Cuidado com os móveis: colocar móveis na frente de janelas pode escurecer o local. Por isso, evite tapar os vãos com móveis ou escolha peças que se adaptem à altura da janela, que costuma ficar a um metro a partir do chão. Se a sua janela for do chão ao teto, procure deixar o espaço na frente dela livre para aproveitar ao máximo a entrada de iluminação natural.

Luz natural

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Sistema de luz natural tubular: este tipo de sistema pega a luz externa ao ambiente e a joga para dentro da casa por aberturas no teto. Para tanto, são usados tubos metálicos, que são instalados no telhado ou na laje. A vantagem desse sistema tubular é que é fácil de instalar e ainda pode ser direcionável, o que é ótimo para se alcançar os pontos mais escuros.

Independente da solução desejada, o ideal é contatar um escritório de arquitetura especializado que possa usar a sua experiência na criação do espaço ideal, bem iluminado e com o máximo de conforto.

Luz natural

Deixe seu Comentário

comentários