Passar por uma obra nunca é fácil, especialmente quando se trata de um ambiente empresarial. Porém, é importante que este tipo de espaço passe por manutenções periodicamente, com o objetivo de deixá-lo sempre com uma boa aparência, tanto para a equipe, quanto para os clientes. Mas como garantir o sucesso da reforma do seu escritório?

Como garantir o sucesso da reforma do seu escritório?

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

1. Planeje com antecedência: na reforma de um escritório, planejar com antecedência é algo fundamental. Saber o tipo de reforma que será feita, os riscos, prazos, materiais e revestimentos, dentre outros detalhes, afetam profundamente o sucesso da obra. Também é importante que os colaboradores sejam informados de toda a mudança, para que não haja surpresas e consequentes baixas na produtividade geral, devido à ansiedade e desorganização.

Contar com uma equipe de arquitetos é fundamental para que exista uma sinergia, desde a criação de um bom projeto, até o planejamento total da obra, com a definição dos prazos e a especificação de todos os acabamentos. Uma equipe de arquitetos experientes, e de confiança, faz toda a diferença na execução da obra.

A programação para compra de materiais também faz parte do planejamento, e isso deve ser feito com antecedência. Para isso, ter um cronograma bem definido é muito importante. Esses processos definem uma logística organizada e eficaz, permitindo que tanto cliente, quanto a própria construtora, efetuem os pagamentos e recebimentos nas datas programadas.

Em reformas que sejam no mesmo site, com a empresa funcionando, além da logística “em riste” conforme citado acima, comunicar com antecedência aos colaboradores sobre a reforma também faz parte do planejamento e deve ser feito o quanto antes. O ambiente pode se tornar insalubre, dependendo do nível de interferência, ou mesmo estressante. Soluções como Homeoffice, reuniões externas ou férias coletivas, costumam ser adotadas para esse tipo de intervenção.

Arquitetura para escritórios

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Outra solução é mobilizar a empresa em um outro escritório alugado provisoriamente. Com o site vazio, a construtora terá mais liberdade e menos custo com logística, proteções e isolamentos.  Além do processo ter mais celeridade.

2. Não se esqueça da identidade: toda marca tem uma identidade visual, mesmo as menores. E você pode aproveitar a reforma para inseri-la com mais qualidade no espaço de trabalho. Aproveite que você tem uma equipe de arquitetos trabalhando para você e conte a ela suas ideias sobre a inserção da marca no espaço físico da empresa.

Esses profissionais poderão adaptar essas ideias, inserindo-as da melhor forma possível no projeto. Às vezes, ter sua marca estampada por todos os lados não é a melhor opção; mas com um bom projeto ela pode ser sugestionada através do uso de cores e formas, dano muito mais personalidade ao escritório. Na maioria dos casos o apoio de um programador visual contribui bastante para a obtenção de um bom resultado final.

3. Opte por soluções flexíveis: não adianta realizar uma enorme reforma no escritório se você sabe que a empresa está em constante expansão e logo precisará mudar novamente todo o espaço. Optar por soluções flexíveis dá uma vida mais longa ao projeto e propicia um melhor rendimento do investimento aportado.

Dicas para reformar o escritório

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Divisórias móveis, pisos elevados, painéis de encaixe, tubulações aparentes e móveis que podem ser facilmente reorganizados são soluções flexíveis que facilitam mudanças rápidas no espaço. Assim, se você precisar contratar mais pessoas, por exemplo, conseguirá colocar novos móveis no espaço com rapidez e facilidade.

4. Converse com a equipe: Procure aquelas pessoas que passam o dia no escritório, pois certamente elas ajudarão a apontar as deficiências nos espaços, contribuindo assim para torna-los mais interessantes e confortáveis. Contar com essas opiniões vai ajudar não só a criar um ambiente agradável e convidativo, como também mais funcional e organizado.

Entreviste a equipe que trabalha no local e leve para os arquitetos todos os seus pedidos, observações e inquietações para que o projeto possa atender não só a mudanças estéticas e de design, mas também proporcionar transformações positivas que levem a uma melhora do trabalho desenvolvido na empresa.

Não é segredo para ninguém que, quando um funcionário se sente satisfeito com o local em que trabalha, ele desenvolve suas atividades ainda melhor e mais rápido.

E, no final das contas, é exatamente por isso que um escritório passa por reformas: para alcançar a excelência.

Deixe seu Comentário

comentários