O ambiente de trabalho precisa ser funcional, confortável e inspirador. Afinal, é o local em que a maioria das pessoas passa grande parte do seu dia, desenvolvendo diversas tarefas que, às vezes, necessitam de uma inspiração extra. Apesar de muitos escritórios continuarem a manter aquela decoração “meio básica”, sem muitos elementos e nada pendurado nas paredes, decorar as paredes do escritório pode ser uma ótima fonte de inspiração para funcionários e colaboradores.

Geralmente, as paredes de um escritório são entregues brancas e sem nenhum detalhe, o que não significa que elas precisem ser mantidas assim. Mesmo escritórios alugados podem receber decorações bonitas e interessantes nas paredes, tornando o ambiente mais personalizado, bonito e acolhedor. Um exemplo recente é o de uma agência de publicidade nos Estados Unidos, em que os funcionários cansaram das paredes brancas e resolveram acabar com o “problema” colando papeis para recado (Post-it) nos espaços, formando figuras de super heróis.

Paredes decoradas para escritórioFonte: Addictable.

É claro que não é preciso fazer um trabalho tão minucioso para decorar as paredes do escritório. Mudanças simples como trocar a cor ou instalar um papel de parede podem fazer toda a diferença na decoração, tornando o espaço fonte de inspiração para os funcionários.

Veja como decorar as paredes do escritório:

Adesivos de parede: os adesivos de parede são uma forma simples e barata de decorar. Eles podem ser comprados prontos ou feitos sob medida, o que é ótimo, pois é possível utilizar a identidade visual da marca também nas paredes do escritório, imprimindo personalidade e estilo ao espaço. Outra vantagem dos adesivos de parede é que eles são fáceis de instalar e não necessitam de mão de obra especializada, a não ser que seja um adesivo muito grande. A maioria dos adesivos de parede não danifica a parede na qual são instalados, no entanto é preciso cuidado ao retirá-los, para que não saia parte da tinta colada no adesivo.

Decoração de paredes para escritórioFonte: Casa 3 Arquitetura.

Papel de parede: existem vários tipos de papel de parede disponíveis em diferentes cores, texturas e estampas. Esse é um dos motivos do papel de parede ser sempre um revestimento muito utilizado em decorações, inclusive de escritórios. Para locais de grande circulação, o tipo vinílico é o mais indicado. Além de bonitos e fáceis de limpar, os papéis de parede também contribuem com o isolamento acústico e térmico do ambiente, e muitos ainda são antichamas e antialérgicos. Eles não necessitam de mão de obra especializada para instalação, mas é bom contar sempre com um profissional que saiba fazer o serviço, pois um acabamento bem feito pode fazer toda a diferença no projeto. A desvantagem do papel de parede é que se uma parte dele precisar ser substituída, provavelmente ficará com a cor/tonalidade diferente daquele que já está instalado.

Quadro/pôsteres/gravuras: os quadros são elementos decorativos muito interessantes e podem deixar qualquer ambiente mais bonito, colorido e aconchegante. Eles podem conter pinturas, pôsteres, gravuras, fotos, desenhos e uma série de elementos que ajudam a deixar a decoração com mais personalidade. Em um escritório, quadros podem decorar a parede e ainda reforçar a identidade visual da marca. Arquitetos podem utilizar quadros com plantas de projetos desenvolvidos; fotógrafos podem utilizar imagens de trabalhos que eles executaram; empresas de propaganda podem utilizar o material que desenvolveram. Além de decorar, essas imagens também montam um pequeno portfólio do que a empresa já fez.

Quadros Decorativos Para EscritórioFonte: Casa 3 Arquitetura.

Como decorar a parede do escritório com diferentes cores:

Claro que é possível utilizar diferentes cores para decorar as paredes do escritório. Cores neutras podem ser uma boa opção, pois combinam com praticamente tudo. No entanto, não costumam transmitir nenhum sentimento. Já o uso de cores mais vibrantes pode contribuir bastante com a decoração e com os ânimos dentro do escritório. Mas é preciso conhecer um pouco dos seus significados:

  • Vermelho: está ligada a paixão e a sensualidade, estimula reações agressivas, a frequência cardíaca e a respiração.
  • Laranja: transmite alegria e juventude, aumenta a confiança, traduz o otimismo e estimula o sistema respiratório.
  • Amarelo: motiva a alegria, desperta a curiosidade, elimina o cansaço e alivia as dores de cabeça.
  • Verde: ajuda a relaxar, reduz a excitação nervosa, a fadiga e a pressão arterial.
  • Azul: está ligada a bondade, serenidade e paciência, acaba com as energias negativas e ajuda a curar a depressão.
  • Roxo: é a cor da intuição e da realeza, reduz a ansiedade e o medo e desperta a criatividade.
  • Marrom: transmite energia positiva e está ligado ao que é sólido e seguro.
  • Rosa: está ligada a demonstrações de afeto, ajuda a relaxar e tem efeitos positivos e de motivação.

 Paredes Coloridas Para EscritórioFonte: Casa 3 Arquitetura.

Agora que você já possui várias ideias de como decorar as paredes do escritório, já pode começar o seu projeto. Mas se você prefere entregar o seu projeto na mão de uma equipe especializada em arquitetura para escritório, é só entrar em contato com a Casa 3 Arquitetura.

Deixe seu Comentário

comentários