Casas e apartamentos estão cada vez menores. Isso porque as cidades estão saturadas de gente, o que faz com que o metro quadrado se torne bem caro. Por isso, se você não planeja se mudar para o interior, veja as dicas da Casa 3 Arquitetura de como decorar ambientes pequenos em casa:

Casa pequena

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

1. Planeje: quem tem espaços pequenos precisa planejar o que entra e o que fica de fora dele. Afinal, todos querem ter cômodos bonitos e minimamente espaçosos em casa, por menor que eles sejam. Meça os espaços para escolher peças adequadas a eles e invista em uma decoração mais minimalista para manter tudo o que você gosta por perto.

2. Use móveis sob medida: uma forma inteligente de ganhar espaço em ambientes pequenos é optar por móveis sob medida. Isso porque eles são planejados para caber no espaço disponível, ao mesmo tempo em que atendam às suas necessidades. Outra vantagem dos móveis planejados é poder escolher os acabamentos e sua distribuição interna, o que tende a torná-los mais eficientes.

3. Aposte nas cores neutras: uma das maiores vantagens das cores neutras é que elas nunca ficam fora de moda e são muita fáceis de combinar, principalmente as mais claras. Se seus espaços são pequenos, usar tons claros nas paredes pode ajudar a criar uma sensação de amplitude que contribui para deixar a casa muito mais espaçosa e aconchegante.

4. Explore os espaços verticalmente: se você deseja realmente ampliar os espaços, não pode deixar tudo espalhado e nem pelo chão. E como proporcionar espaços de armazenamento suficientes pode ser complicado, explorar os cômodos verticalmente com a instalação de nichos e prateleiras pode ser a melhor saída. Só tome cuidado para não começar a acumular objetos.

Arquitetura residencial

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

 

5. Tenha espelhos: se tem algo que ajuda muito a ampliar qualquer cômodo visualmente e ainda ajuda a deixá-lo mais iluminado é o uso de espelhos. Por isso, invista numa peça de boa qualidade, que não distorça o que é refletido, e instale-a em um local estratégico para conseguir o efeito de duplicação visual do espaço e da luz.

6. Portas de correr: nem todo mundo repara nisso, mas as portas tradicionais acabam ocupando espaço, pois necessitam de certa área para serem abertas. Já portas de correr não exigem isso, o que é ótimo para quem tem pouco espaço. Por isso, ter móveis com portas de correr pode ser uma opção inteligente, assim como substituir algumas portas tradicionais pelas de correr.

7. Valorize as janelas: as janelas garantem a entrada da luz e a circulação de ar, deixando os espaços mais claros e arejados. Porém, uma janela limpa e sem bloqueios contribui bastante em ajudar cômodos pequenos a parecerem maiores. Usar cortinas leves e trocar grades por telas, por exemplo, pode ser uma boa opção para decorar ambientes pequenos.

8. Crie ambientes integrados: o que faz com que uma casa pareça pequena ou apertada são as paredes. Criar ambientes integrados pode ser uma ótima saída. Isso faz com que o olhar não encontre bloqueios, fazendo com que haja uma sensação de amplitude muito bem-vinda.

Como decorar ambientes pequenos em casa

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

9. Menos é mais: a verdade é que, na maioria das vezes, acabamos ficando sem espaço porque temos muitas coisas. Uma boa ideia pode ser fazer uma sondagem mais profunda em tudo o que você tem e separar aqueles itens que não usa há muito tempo ou mesmo estão estragados ou quebrados. O que estiver em bom estado pode ser doado e o resto deve ir para o lixo.

10. Contrate um profissional: todas essas dicas de como decorar ambientes pequenos em casa são ótimas, mas se você acha que não consegue fazer sozinho, contratar um profissional é uma grande ideia. Com um projeto de arquitetura residencial, fica bem mais fácil encontrar soluções inteligentes para deixar até os espaços confortáveis, funcionais e apurados.

Deixe seu Comentário

comentários