Hoje em dia o aspecto visual de um ambiente de trabalho é muito importante, seja o ambiente de um escritório, de uma loja, de uma grande ou até mesmo de uma pequena empresa. Por isso, confira algumas dicas de como decorar a recepção da empresa.

Recepção da empresa

Fonte: Casa3 Arquitetura.

Primeiramente não podemos esquecer da acessibilidade, ponto fundamental para a empresa, pois além de obrigatório mostra o engajamento nos modelos de inclusão e sustentabilidade. Por conta disso, rampas de acesso e identificações de barreiras devem constar obrigatoriamente no projeto, conforme a Norma NBR 9050.

Entrada da empresa

Fonte: Casa3 Arquitetura.

 

A decoração adequada de uma empresa, especialmente do seu setor de recepção, além de ser agradável para as pessoas que ali trabalham, também representa para os clientes um sinal de preocupação com o atendimento. Afinal, a recepção é como a porta de entrada, é onde o cliente deve ser bem recepcionado, se sentir bem-vindo e onde poderá perceber um pouco da cultura da empresa.

Nesse contexto, entra um detalhe muito importante: a decoração da recepção da empresa.

Para se tratar do assunto decoração da recepção da empresa, faz-se presente a arquitetura corporativa, um conceito muito em voga nos dias de hoje.

De uma forma geral, a arquitetura corporativa, que também pode ser chamada de arquitetura empresarial, compreende o segmento da arquitetura que tem por objetivo principal efetuar o desenvolvimento e a organização dos espaços em uma determinada corporação.

A relevância da arquitetura corporativa na decoração da recepção da empresa é evidente, pois é por meio dela que o ambiente empresarial irá adquirir características de organização que sejam adequadas tanto para os seus colaboradores quanto para os clientes.

Ciente de que hoje em dia é comum que as pessoas passem boa parte do tempo em seus respectivos locais de trabalho, é essencial que tais locais sejam devidamente organizados e planejados, resultando assim em um cenário propício para um bom e efetivo andamento do trabalho.

Como decorar a recepção da empresa

Fonte: Casa3 Arquitetura.

 

É importante salientar que no contexto da arquitetura corporativa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte, o fato é que a adoção de um projeto arquitetônico devidamente planejado e desenvolvido, contemplando toda a normatização específica existente, é essencial para que a empresa seja bem vista pelos clientes, bem como seja referência de organização e bom atendimento.

As vantagens da atuação da arquitetura empresarial podem ser vistas até mesmo no bom rendimento dos funcionários, por exemplo. Esse bom rendimento vai ser o resultado de um ambiente de trabalho com uma melhor organização, cores adequadas e uma melhor ergonomia.

Além de tornar o local de trabalho devidamente planejado e adaptado para a rotina diária de serviços, por meio de móveis ergonômicos e cores que estimulam o pensamento criativo, a arquitetura corporativa diz muito também a respeito da estratégia visual de uma empresa.

Hoje em dia, as gigantes como o Google, Facebook, entre outras empresas, levam bastante em consideração os preceitos da arquitetura corporativa.

A recepção de uma empresa é geralmente o primeiro contato que o cliente irá manter com os seus serviços. Por isso, levando em conta a máxima de que “a primeira impressão é a que fica”, é válido sim dar a devida importância para o aspecto visual e a decoração em geral.

A decoração da recepção da empresa bem-feita apresenta a personalidade da sua marca. Por isso, estabelecer um local visualmente atrativo e ao mesmo tempo aconchegante denota um diferencial a mais em relação aos seus concorrentes.

Arquitetura Corporativa

Fonte: Casa3 Arquitetura.

 

Além disso, é importante, acima de tudo, adotar uma decoração que tenha relação com o conceito que a sua empresa possui, que tenha a ver com os produtos ou serviços oferecidos.

A decoração adequada deve ter o tom que a sua empresa possui. Por isso, vale prestar atenção no uso adequado das cores e ver quais são as que possuem uma maior relação de identificação com a sua marca. É interessante que a decoração tenha a ver com a identidade visual que a sua empresa passa para o público.

A iluminação adequada para o local é também de grande importância, pois traz mais harmonia para o ambiente, bem como confere um maior destaque para os detalhes adotados para a decoração. Nesse contexto, o tipo de lâmpada utilizado, o formato das janelas para facilitar a entrada de luz, bem como outros detalhes, deve ser levado em consideração não só para a decoração como para a conformidade e melhor operacionalidade da empresa.

O conforto também deve ser um dos princípios de uma boa decoração para a recepção de empresa, por isso, disponibilizar os móveis de uma maneira que facilita a passagem de clientes e funcionários é muito importante. Além disso, a ergonomia dos objetos ali presentes também denota importância.

Portanto, diante de tudo isso, a arquitetura corporativa é um conceito que merece cada vez mais atenção nas empresas.

Deixe seu Comentário

comentários