Ambiente fundamental em muitas empresas, as salas de reunião são utilizadas para vários tipos de atividades: reuniões, brainstorms, recepção de clientes, videoconferências, etc. Por isso, além de funcional ela precisa ser bem planejada para que sua estética seja compatível com a filosofia e a arquitetura da empresa. Então como criar uma sala de reunião bonita e confortável?

Como criar uma sala de reunião bonita e confortável

Sala de reuniões da empresa DEUTSCHE BANK. Fonte: Casa3 Arquitetura.

O primeiro passo para garantir conforto e funcionalidade da sala de reuniões é ter um bom projeto de arquitetura, em que tudo se encaixe da melhor forma possível, ajudando a definir e escolher os melhores móveis, revestimentos, tipo de iluminação e inúmeros outros detalhes.

Quanto ao mobiliário, os móveis ergonômicos são os mais recomendados, pois são muito confortáveis e ajudam a manter a saúde de seus usuários em dia. Isso significa que a mesa de reunião e as cadeiras devem não só ser bonitas e imponentes, para dar certa credibilidade à empresa, como também seguir alguns critérios de ergonomia.

Cadeiras devem, por exemplo, ter regulagem de altura, braços reguláveis e apoio para coluna, enquanto a mesa deve ter bordas arredondadas que distribuem melhor o peso, permitindo que os braços fiquem apoiados no móvel com maior conforto.

Para facilitar a vida de colaboradores e clientes, também se recomenda que a mesa tenha espaço suficiente para apoio de notebooks e facilitem a passagem de cabos. É possível encontrar mesas com tomadas embutidas e que facilitam a distribuição das conexões remotas. No entanto, para empresas que já possuem uma mesa de reunião ergonômica, é fácil fazer adaptações no móvel existente para que eles se tornem mais propícios ao uso com equipamentos eletrônicos.

Criando uma sala de reunião bonita e confortável

Sala de reuniões da empresa TAESA. Fonte: Casa3 Arquitetura.

A adaptação da sala de reunião para equipamentos eletrônicos permite também que ela se torne uma confortável sala de videoconferência, permitindo a realização de reuniões à distância. Assim, marcar reuniões com clientes e fornecedores fica bem mais fácil, permitindo a empresa manter contato constante com outros estados e países de forma mais simplificada.

A realização de videoconferências também proporcionam um aumento da credibilidade da empresa e uma sensação de maior segurança junto aos clientes e fornecedores que passam a conhecer parcialmente o espaço físico da empresa.

Cores sóbrias e neutras ajudam a manter um clima mais formal na sala de reuniões, por isso vale a pena investir nelas ao escolher a cor das paredes e dos móveis. Tons de branco, cinza, preto e marrom são ótimos para todo tipo de decoração, inclusive de empresas.

No entanto, para criar um contraste, é interessante, por exemplo, ter cores claras e móveis escuros. Pintar as paredes de cores escuras pode ser arriscado, pois tende a fazer com que a sala de reuniões pareça menor, além de exigir uma iluminação muito mais potente.

Para o ambiente não ficar muito monocromático e tedioso, invista em alguns detalhes decorativos. Plantas são ótimas opções, inclusive para salas de reunião, pois dão vida e alegria a qualquer espaço.

Outra opção interessante é inserir a marca da empresa no ambiente de forma sutil, utilizando suas cores e formas em alguns detalhes. A utilização de quadros artísticos também contribui bastante para se criar uma sala de reuniões bonita e confortável.

Uma sala de reunião bonita e confortável

Sala de reuniões da empresa NOV. Fonte: Casa3 Arquitetura.

Empresas que trabalham com a criação de peças podem utilizar a sala de reuniões para expor alguns de seus trabalhos.

Uma empresa de propaganda pode utilizar algumas de suas peças de sucesso para decorar as paredes, assim como um escritório de engenharia pode ter algumas plantas expostas como se fossem obras de arte. Esses toques são especiais e contribuem para deixar o espaço da sala de reunião ainda mais inspirador e interessante.

Outro ponto importante na hora de criar uma sala de reuniões bonita e confortável é trabalhar sua iluminação de forma eficiente e sustentável. É muito interessante aproveitar bem a luz natural.

No entanto, em se tratando de uma sala de reuniões, em que ocorrem muitas apresentações com projeções, é preciso ter formas de controlar o excesso de luminosidade para que ela não atrapalhe as reuniões. Por isso, a instalação de cortinas e persianas é fundamental.

Deixe seu Comentário

comentários