Segundo uma pesquisa da Redshift Research divulgada pela revista Exame, 60% dos brasileiros acreditam que as cores do ambiente impactam em sua motivação no trabalho. Além disso, 41% deles revelaram que ficariam extremamente felizes se pudessem decorar o escritório onde trabalham com suas cores favoritas. Veja como a cor pode impactar no escritório da empresa.

Como a cor pode impactar no escritório da empresa

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Como a cor pode impactar no escritório da empresa? Entenda:

Não é segredo para ninguém que as cores e suas influências no comportamento humano vêm sendo estudadas há séculos. Desde o Feng Shui até a psicologia das cores, várias correntes filosóficas e científicas já comprovaram que as diferentes tonalidades podem mudar nossos comportamentos e, inclusive, fazer com que trabalhemos mais e melhor dentro da empresa.

Muitas empresas gastam muito tempo e dinheiro pensando em detalhes arquitetônicos ou na criação de ambientes descontraídos para seus funcionários, mas sem levar muito em consideração que detalhes simples, como mudar as cores do escritório, pode ser um fator importante no desenvolvimento dos trabalhos e na produtividade.

É claro que não é uma boa ideia pintar uma parede de cada cor no escritório. Afinal, em geral, este não é um ambiente tão amplo assim e a combinação, se não for bem pensada, pode atrapalhar mais do que ajudar na concentração e na produtividade da equipe. Mas é claro que acrescentar algumas cores ao espaço pode sim ter um impacto positivo sobre o comportamento dos colaboradores.

Escritório colorido

Destaque para a parede ao fundo neste projeto de arquitetura.

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Primeiramente, o ideal é realizar um estudo do espaço. Em escritórios menores, não é recomendado usar tons muito escuros, pois podem escurecer o ambiente, exigindo uma mudança na iluminação, além de fazer com que o espaço pareça menor. É melhor deixar essas cores para algum detalhe decorativo ou aplicá-la num elemento de design.

Além disso, conhecer bem a equipe e seus desafios também é fundamental na escolha das cores do escritório. Uma equipe pode ter problemas de concentração, por exemplo, enquanto outra, problemas de comunicação, o que vai exigir um trabalho personalizado em cada ambiente.

O ideal é contar com uma equipe que desenvolva projetos de arquitetura corporativa para assim ter todas as necessidades do escritório atendidas, além, é claro, de cores que vão contribuir com a produtividade dos funcionários. Simplesmente pintar as paredes de uma cor diferente pode não ajudar: também é preciso que ela seja aplicada em um local estratégico.

Cores no escritório

Destaque para esta área externa de descompressão com almofadões bem coloridos.

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Entender um pouco sobre cada cor e como ela influencia no comportamento dos colaboradores de uma empresa também pode ajudar na escolha de tonalidades para os espaços de trabalho. O azul, por exemplo, é uma cor comumente utilizada em escritórios de empresas porque deixa o espaço com um visual elegante, além de ser considerado uma cor ótima para empreendimentos comerciais.

Tons amenos de azul também transmitem calma e são muito utilizados para melhorar os índices de produtividade nas empresas além de inspirar confiança aos funcionários. Já o verde mantém a exaustão longe, sendo também considerada uma ótima cor para ser usada em ambientes de escritórios. Além disso, por estar relacionado com a natureza, o verde tende a deixar o ambiente mais moderado.

O amarelo é a cor da energia positiva e pode melhorar a motivação da equipe quando usada na tonalidade certa para a decoração de escritórios. Ele também está ligado com o intelecto e o raciocínio, estimulando a criatividade. A cor laranja é outra boa opção para usar no escritório quando se objetiva promover a harmonia e descontração entre as equipes.

Projeto de arquitetura

Destaque para o adesivo em cor aplicado sobre o vidro da divisória.

Fonte: Casa 3 Arquitetura.

O vermelho é muito associado a paixão e a ira, sentimentos bem extremos, mas também pode estimular a produtividade quando bem aplicado no escritório. Mas é melhor utilizá-lo como um detalhe decorativo, pois, em excesso, o vermelho tende a aumentar a hostilidade entre as pessoas, além de acelerar os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea.

O roxo é considerado a cor da nobreza e pode ser aplicado na tonalidade certa para empresas que querem algo bem fora do padrão. Essa tonalidade ajuda na diminuição da ansiedade e do medo, o que tende a tornar as pessoas mais otimistas e produtivas, além de estimular a criatividade e a resolução de problemas. Mas é bom não utilizar muito o roxo em excesso, pois ele também pode estimular a melancolia.

Branco, bege e creme são tons neutros e, quando pensamos na decoração de um escritório, também são as cores mais utilizadas na hora de pintar as paredes. Apesar de grandes aliados da criatividade e da criação de ambientes bem iluminados, propiciando uma boa circulação de ideias, em excesso acabam nos deixando entediados, o que nunca é bom para um escritório.

Como a cor pode impactar no escritório da empresa
Fonte: Casa 3 Arquitetura.

A cor pode impactar o escritório da empresa de muitas formas, não só o deixando mais alegre e interessante, como também produtivo. Estimular a comunicação, a concentração e as ideias é sempre muito bom para qualquer empresa e, para isso, uma simples mudança na cor das paredes pode vir a ajudar bastante.

Deixe seu Comentário

comentários