Nem só de altos salários vivem funcionários satisfeitos. Para ter uma equipe unida e que produza bem, além das normas básicas de ergonomia e conforto térmico, um ambiente agradável e descontraído é fundamental. Veja como usar a arquitetura para incentivar funcionários a produzir mais.

Ao analisarmos os escritórios de empresas de sucesso como Facebook, Google, Coca-Cola, Nike, dentre outras, veremos que eles têm algo em comum: proporcionam aos colaboradores espaços funcionais e confortáveis para que eles desenvolvam suas atividades diárias.

A arquitetura pode incentivar a produtividade dos funcionários.

Fonte: Casa3 Arquitetura.

Para além de belas aparências e lindos projetos de decoração, os espaços de trabalho e descanso dessas empresas são pensados para que seus funcionários se sintam sempre estimulados a trabalhar melhor através de ambientes organizados, mas, ao mesmo tempo, descontraídos e interessantes visualmente.

Diretores e empresários ligados a essas corporações já perceberam, há muito tempo, que pessoas produzem melhor em locais bem planejados e pensados para receber os funcionários da melhor forma possível e que o aumento da produtividade é consequência desse bem estar.

Afinal, mais do que locais de trabalho, os escritórios tornaram-se espaços de convivência, em que muitas pessoas passam a maior parte de seus dias, por isso, é importante que a empresa seja um local confortável e adequado à  atividade desenvolvida.

Como incentivar a produtividade dos funcionários

Fonte: Casa3 Arquitetura.

Um bom projeto de arquitetura corporativa, independente do seu tamanho, pode contribuir no desenvolvimento de um escritório eficiente e dinâmico deixando seus colaboradores mais produtivos.

De acordo com as necessidades de cada empresa, o Projeto de arquitetura corporativa pode promover a integração de mais a equipes, melhorando a comunicação entre os funcionários e os diferentes setores.

Além disso, alinhar o espaço físico do escritório levando-o a refletir o discurso e a missão da empresa é uma forma de conseguir maior credibilidade perante os funcionários. E quanto maior a credibilidade da empresa junto a seus colaboradores, maior também é a tendência para reterem ou atrair funcionários qualificados.

O ambiente interno de uma organização sempre influencia na produtividade e ânimo de seus colaboradores. E ter um ambiente que busque melhorar a comunicação e os relacionamentos entre as diferentes equipes pode ser a chave do sucesso para várias empresas.

Um bom ambiente de trabalho é também fundamental para atrair possíveis clientes e manter os antigos fiéis. Um espaço planejado aliado a uma equipe bem treinada, e que produz ótimos resultados transmite mais segurança a todos e mostra que a empresa está atualizada com as tendências do mercado.

Usar a arquitetura para incentivar funcionários a produzirem mais não precisa, necessariamente, significar gastos absurdos. Às vezes, pequenas mudanças já podem causar melhoras significativas no conforto dos funcionários.

Apoios para pés ergonômicos, por exemplo, são baratos e podem melhorar o bem estar dos funcionários. Ter uma área de descompressão para relaxarem é outra boa ideia simples que pode tornar a equipe mais unida.

Cores interessantes, iluminação bem distribuída, móveis adaptados, dentre outras pequenas mudanças, não transformam radicalmente o espaço, mas proporcionam um ambiente de trabalho eficaz melhorando o desempenho dos funcionários.

Paredes Decoradas e Coloridas para Escritórios

Fonte: Casa3 Arquitetura.

Existem inúmeras maneiras de usar a arquitetura para incentivar a produtividade e nenhuma delas é universal. Cada empresa deve encontrar a sua através de um estudo aprofundado da necessidade de seus funcionários, que será expressado através de um projeto personalizado de arquitetura corporativa.

 

Deixe seu Comentário

comentários