Quer saber como usar a arquitetura para cortar custos dentro da empresa? Afinal de contas, o que uma coisa tem a ver com a outra? Para começar a explorar melhor o assunto, é interessante entender que, hoje em dia, um dos princípios básicos de um bom projeto de arquitetura corporativa é a economia. Ou seja, além de todos os benefícios agregados ao projeto arquitetônico, como proporcionar uma boa estética ao ambiente, fortalecer a imagem e missão da organização, oferecer um layout funcional e conforto para as pessoas trabalharem mais e melhor, dentre outras inúmeras vantagens, uma das consequências fundamentais de um bom projeto de arquitetura corporativo é a economia nas despesas do dia-a-dia do escritório. E essa é uma questão extremamente valorizada hoje em dia, principalmente tendo em vista o cenário econômico pelos quais os países vêm passando.

Como conseguir que a arquitetura corte custos dentro da empresa?

• Um projeto arquitetônico que otimize o aproveitamento da iluminação natural, por exemplo, é garantia de economia na conta de energia elétrica no final do mês. Esse resultado pode ser obtido com grandes janelas de vidro e, mesmo no interior do escritório, com o uso de divisórias de vidro ao invés de paredes tradicionais. A ideia é que a luz natural entre e se espalhe pelos ambientes. Deve-se ter o cuidado, claro, para que a luz solar não incida diretamente, refletindo nas telas dos computadores e incomodando a visão das pessoas, e nem que esquente demais o ambiente, o que levaria a um uso mais excessivo do ar condicionado.

como-usar-a-arquitetura-para-cortar-custos-dentro-da-empresa-1

Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura

• A escolha dos móveis também acarreta em economia de despesas para a organização. Móveis práticos, que demandem uma limpeza mais prática, que sejam mais resistentes ao desgaste diário e com longa durabilidade irão exigir menos manutenção e substituições. Além disso, móveis ergonômicos ajudam no corte de custos, já que em um ambiente saudável e que valorize o bem estar haverá maior produtividade e menos gastos com eventuais problemas de saúde do trabalhador.

Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura

• Um projeto arquitetônico que compreenda ambientes com design funcional também pode levar a um corte de custos dentro da empresa. Por exemplo, se para determinado projeto a empresa precise contratar uma equipe extra, não precisará reformar o espaço para comportar mais gente se os ambientes existentes puderem ser bem reajustados.

como-usar-a-arquitetura-para-cortar-custos-dentro-da-empresa-3

Projeto de Arquitetura Corporativa | Casa 3 Arquitetura

Em suma, um bom projeto de arquitetura corporativa faz bom uso do espaço e dos recursos disponíveis. Cortar despesas hoje não se limita aos pequenos negócios; grandes corporações também sabem a importância de usar a arquitetura para cortar custos dentro da empresa.

Deixe seu Comentário

comentários