Um bom projeto arquitetônico corporativo pode influenciar na performance, motivação, inspiração e criatividade de sua equipe. Por isso, utilizar a arquitetura como ferramenta de endomarketing para sua empresa é altamente recomendável.

Além de conceitos aplicados ao layout, ergonomia, mobiliário, climatização, iluminação e questões de segurança e saúde, os ambientes também impactam diretamente na qualidade de vida dos funcionários. O design e a arquitetura corporativa transmitem a cultura da organização.

Uma sala de reuniões ou um espaço de recepção agem como anfitriões do seu negócio, impactando diariamente clientes e colaboradores. Desta forma, projetos de arquitetura com ambientes pensados para convivência, áreas de lazer, espaços de descompressão, área para leitura, entre outras propostas, auxiliam e moldam a forma de trabalhar da empresa.

Devemos pensar que os funcionários passam a maior parte do dia no escritório, por isso, tornar o ambiente de trabalho estimulante tornou-se uma necessidade.

A arquitetura como ferramenta de endomarketing

Escritório do Google. Fonte: Forbes

Dicas de como usar endomarketing para sua empresa

  1.  Encontre as áreas que possam ser compartilhadas

Uma sala pode servir para reuniões ou como sala de jogos.As janelas podem alterar o tom – fechadas, tornam o ambiente mais formal, abertas tornam o lugar refrescante. A mesa de jogos pode ser coberta ou virada, também com a proposta de formalidade para negócios e informalidade para happy hours entre a equipe.

A arquitetura como ferramenta de endomarketing

A arquitetura como ferramenta de endomarketing para sua empresa

Se a cultura da empresa permitir, adicione caixas de som aos ambientes no seu projeto arquitetônico. Um pouco de música em momentos específicos tornam os ambientes mais leves e convidativos.

2. Salas com pouco uso podem se tornar incubadoras de criatividade

Você pode começar encontrando um espaço pouco utilizado e transformá-lo para que influencie no comportamento das pessoas.Acrescente elementos criativos, cores, mobiliário, um design mais moderno. Esses espaços podem fazer grande diferença na performance dos funcionários. A tendência de grandes corporações é que esses espaços sejam os escritórios do futuro. Ambientes estimulantes permitem descontração, troca de informações e produção de projetos de forma colaborativa.

3.  Estímulo à criatividade

Sua empresa pede criatividade? Inclua no seu projeto de arquitetura mesas sem baias e deixe que seus funcionários compartilhem espaços e possam trocar ideias e informações entre eles. A interação proporciona um ambiente com mais comunicação.

A arquitetura como ferramenta de endomarketing para sua empresa

Escritório da OktavillaGraphic Design. Fonte: Inhabitat

  4. Crie espaços para descompressão

Se o trabalho exige sigilo e menos comunicação entre funcionários, sem problemas. Mas o trabalho de alta responsabilidade exige espaços de descompressão. Salas de convivência, copas cooperadas, áreas para café, sala de jogos, espaços para leitura são boas ideias, que exigem espaços pequenos e são de fácil execução em um projeto de arquitetura.   Trabalhos com alta carga de estresse também precisam de ambientes que proporcionem tranquilidade. Cores, projetos de paisagismo, marketing olfativo, tornam ambientes mais aconchegantes.

Saiba como usar arquitetura como ferramenta de endomarketing

Projeto de Arquitetura para a Taesa, por Casa 3 Arquitetura

5. Negócios e lazer no mesmo espaço. Por quê não?

Só é possível se falar em inovação quando se entende de pessoas. E pessoas precisam de estímulos diferentes, para diferentes produções. A integração do espaço de trabalho com o de lazer aparece como forte tendência na arquitetura corporativa, não apenas para o público da chamada geração Y, mas como um fator de valorização da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A permissão de uso para esses espaços tem o intuito de inspirar e motivar as equipes a terem novas e melhores ideias e se revigorarem. A arquitetura como ferramenta de endomarketing para sua empresa

Escritório do Facebook em Palo Alto, California. Fonte: Office Snapshots

Uma boa empresa para se trabalhar é aquela que vai além de oportunidades e benefícios, ela cria condições para a valorização e motiva seus funcionários, diariamente.

Deixe seu Comentário

comentários