Projetos de arquitetura são utilizados por profissionais da área para compor ambientes que encantem e acolham as pessoas. Desde prédios e arranha-céus exuberantes até cômodos com combinações de cores e objetos que impressionam, é indiscutível o fato de que arquitetura e decoração, muitas vezes quando bem trabalhadas, acabam sendo consideradas verdadeiras obras de arte, exercendo impacto e fascínio no comportamento humano.

Projetos arquitetônicos que encantam

Obra de arte é o novo Busan Opera House, localizado junto ao porto da cidade de Busan, Coreia do Sul. Projetado pela empresa norueguesa Snøhetta, a Casa de Ópera permitirá, dentre outras surpresas, que o público ande sobre o telhado.

Busan Opera House

Foto: Divulgação/Reprodução – Snøhetta

Funcionalidade e sustentabilidade, em alta em projetos mundialmente famosos, também são encontradas neste projeto, onde o lobby transparente do Busan Opera House permite a entrada de luz, economizando energia durante o dia, e propiciando a interação com o meio externo, em uma cidade com temperaturas amenas durante todo o ano.

Busan Opera House

Lobby Semi Transparente – Reprodução: Snøhetta

A arquitetura vem apresentando, no decorrer desses últimos anos, uma característica adquirida através da necessidade humana de valorizar uma sociedade sustentável. Prédios, empresas, apartamentos, escritórios, muitos caminham para o desenvolvimento de uma infraestrutura que favoreça ao meio-ambiente através da reciclagem e do reuso, da redução do consumo de energia elétrica, além de outros recursos naturais, da diminuição da quantidade de lixo e de resíduos, entre outras medidas.

Atualmente, diversos escritórios de arquitetura já começam a se preocupar com o meio-ambiente, passando a planejar bairros e cidades sustentáveis, os chamados projetos “verdes”. Automóveis elétricos, saneamento básico que não prejudique águas próximas, coleta de lixo seletiva e a proposta de uma vida sustentável e, além de tudo, confortável para o homem, faz desses projetos algo mais próximo a realidade da civilização moderna.

No tocante a busca pelo uso racional da energia, a cidade construída em meio ao deserto nos Emirados Árabes Unidos, conhecida como Masdar City, procura ser um exemplo.  O erguimento de ambientes enormes que consumam uma quantidade pequena de energia, desenhados pelo arquiteto britânico Norman Foster, está entre as novidades nesta busca por projetos sustentáveis, onde podemos também encontrar carros elétricos que se movimentam sem motoristas, uma “polícia verde” que gerencia o gasto de energia dos moradores e ruas resfriadas por uma torre eólica.

Masdar City

(Fonte da imagem: Masdar)

 Masdar City

(Fonte da imagem: Masdar)

A busca pelo impacto positivo da arquitetura e da decoração não é apenas uma só. Os planejamentos feitos para aumentar a qualidade da vida humana criam diversas soluções e proporcionam várias melhorias no dia-a-dia das pessoas. Quanto mais bem trabalhada, mais a arquitetura traz inúmeros efeitos positivos para o homem, desde a organização até o aperfeiçoamento das ações e relações humanas com o meio-ambiente.

Deixe seu Comentário

comentários