A arquitetura contemporânea é bastante utilizada em residências, mas suas características também podem ser muito bem aproveitadas na hora de projetar e decorar ambientes corporativos. A arquitetura contemporânea para empresas pode trazer muitos benefícios para estes espaços, não só por sua beleza, mas também por sua funcionalidade.

Arquitetura contemporânea para empresasProjeto de arquitetura corporativa para a empresa BR Properties. Fonte: Casa 3 Arquitetura.

A arquitetura contemporânea está bastante ligada ao racionalismo e ao minimalismo, tendo como base três princípios básicos:

  • Simplicidade;
  • Praticidade;
  • Limpeza.

Um ambiente contemporâneo baseia-se, principalmente, em sua simplicidade. Para tanto, a utilização de móveis clean com traços simples, superfícies amplas e lisas, além de cores neutras, como preto ou branco, é decisivo. Mobiliários deste tipo são ótimos para escritórios, pois criam locais de trabalho neutros em que é fácil se concentrar, já que não há muita informação ou estímulos visuais. Essas superfícies lisas e amplas facilitam bastante a instalação de computadores e divisórias.

A arquitetura contemporânea para empresas cria ambientes práticos e funcionais, fáceis de serem mantidos limpos e organizados. Afinal, uma coisa que não combina com a arquitetura contemporânea, tão sóbria e contida, é bagunça e excessos. Por isso, certifique-se de que há espaços de armazenamento suficientes para seus funcionários guardarem todos os materiais, mantendo sempre as superfícies desobstruídas e livres de bagunça.

Arquitetura contemporânea para empresasProjeto de arquitetura corporativa para a empresa PGN. Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Ao usar a arquitetura contemporânea em um projeto, cuidado na hora da compra dos móveis. Eles devem ter um design reto e simples, mas também precisam ser bonitos, ergonômicos e confortáveis. Por isso, é sempre bom ter um arquiteto ou escritório de arquitetura auxiliando no desenvolvimento do projeto corporativo da sua empresa. Esses profissionais saberão casar muito bem o estilo contemporâneo que você deseja com as reais necessidades de arquitetura e decoração da empresa.

Outra característica do estilo contemporâneo é privilegiar o neutro de cores como preto, branco, bege e cinza, que são extremamente bonitas, luxuosas e elegantes. No entanto, quando utilizados em excesso, os tons neutros podem deixar o ambiente um pouco cansativo. Por isso, alguns toques de cor são bem vindos, para dinamizar o espaço e criar uma variação cromática que deixe o escritório mais interessante visualmente, mas sem perder o estilo.

Para dar essa cor ao escritório, você pode usar algumas plantas na decoração, pois é sempre muito bom trazer um pouco de natureza ao ambiente corporativo. O verde é bastante relaxante e pode ajudar na concentração e rendimento dos funcionários. Para combinar com a arquitetura contemporânea, dê preferência a espécies de plantas grandes e vistosas, que não necessitem de muitos cuidados, como zamioculcas, palmeiras chamaedoreas e paus d’água.

Arquitetura contemporânea para empresasProjeto de arquitetura corporativa para a empresa Karoon. Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Outra forma de inserir um pouco de cor em um projeto de arquitetura contemporânea é utilizar alguns objetos decorativos. Mas lembre-se que menos é mais: o estilo contemporâneo prioriza a qualidade, e não a quantidade. Por isso, cuidado com os exageros.

Na arquitetura contemporânea para empresas, as janelas devem ficar desobstruídas, pois a iluminação natural é muito importante e deve ser aproveitada ao máximo. Na hora de utilizar luminárias, opte pelas discretas e sem muitos detalhes, para não chamar a atenção nem descaracterizar a decoração. Lâmpadas frias também ajudam a economizar, principalmente porque não esquentam o ambiente.

Para quem gosta de ter espaços bonitos, simples e bem decorados, que priorizam a utilização funcional e racional do espaço, escolher uma arquitetura contemporânea para empresas pode ser a melhor opção.

Deixe seu Comentário

comentários