A criação de ambientes corporativos que estimulem a criatividade virou febre entre grandes empresas.

Já imaginou trocar todas as escadas do trabalho por tobogãs e escorregas? E que tal trabalhar em um navio pirata ou em uma casa de doces? O que acharia de ter suas reuniões em um container personalizado e ver personagens de seus desenhos favoritos espalhados pelos andares do prédio? Parece ideia de maluco ou sonho de criança, mas esses lugares existem. Grandes empresas como Google, Facebook, AOL, Microsoft, Pixar, Skype, entre outras, orgulham-se de ousar na criação de suas sedes, proporcionando ambientes divertidos que levam a palavra “criatividade” a outro nível.

Cada vez mais empresários de diferentes setores tem procurado adotar a inserção de elementos recreativos nos locais de trabalho, acreditando que um pouco de descontração torna o ambiente mais agradável e, consequentemente, melhora o desempenho de seus funcionários.

Ambientes corporativos que estimulam a produtividade

Escritório da Google em Tel Aviv, Israel. Fonte: www.dezeen.com

Ambientes corporativos que estimulam a produtividade

Fonte: Reprodução/Odd Stuff Magazine

Ambientes corporativos que estimulam a produtividade

Fonte: Reprodução/Odd Stuff Magazine

 

Mas para mudar a cara da empresa, não é preciso começar se preocupando com o orçamento de um tobogã. Pequenos detalhes na criação de um projeto de arquitetura corporativa podem fazer a diferença, tornando o ambiente mais alegre e dinâmico. Ter uma sala de descanso e/ou recreação, por exemplo, seria uma boa maneira de recompensar os funcionários e, ao mesmo tempo, ajudá-los a render mais após uma descontraída de todo o estresse do dia a dia.

Embora alguns escritórios possam ter ideias diferentes em termos da extravagância na decoração, a maioria decidiu investir em uma ou mais salas “anti-estresse” com videogames, sinuca, aparelhos de música, e até puffs e poltronas acolchoadas para uma soneca.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que relaxar e até mesmo dormir até 30 minutos depois do almoço estimula a memória, o raciocínio e até a concentração. Por conta disso, as empresas têm apostado ainda mais nessas ideias para aumentar rendimento de seus funcionários.

Ambientes corporativos que estimulam a produtividade

Escritório da Google em Londres, Inglaterra. Reprodução/Divulgação: Google

Ambientes corporativos que estimulam a produtividade

Escritório do Facebook em Palo Alto, Califórnia. Reprodução/Divulgação: Google

Entretanto, é preciso tomar cuidado com a decoração de espaços, principalmente corporativos, pois todo esforço pode ir por água abaixo quando não aplicada de maneira correta. A presença de cores, iluminação e móveis mal distribuídos no local de trabalho podem influenciar no humor das pessoas, aumentando ou diminuindo os ânimos e a tensão.

Comece com objetivos bem definidos. Isso te deixará mais a vontade para a imaginação fluir, e procure a ajuda de um profissional ou de uma empresa especializada em arquitetura corporativa para executar a sua tão desejada atmosfera descontraída.

Deixe seu Comentário

comentários