Seja em num home office ou em numa grande empresa, nem sempre o gestor do negócio se atenta a importância de decorar o escritório e acaba criando espaços apenas funcionais, estéreis, sem nenhum atrativo e pouco inspiradores, o que irá impactar diretamente no desempenho do trabalho.

Um escritório não necessariamente precisa ter um visual convencional e conter apenas algumas mesas, cadeiras e computadores. Um ambiente corporativo não só pode, como é aconselhável que tenha elementos decorativos de visual atraente e diferenciados que sirvam como fonte de inspiração não só para os colaboradores, como também para os clientes.

Decoração de escritórios

Fonte: Casa3 Arquitetura.

Neste sentido, decorar o escritório ajuda a transformar ambientes monótonos e sem vida em espaços estimulantes e agradáveis. Passar o dia trabalhando em ambientes frios e despersonalizados, para alguns colaboradores, poderá representar um decréscimo de produtividade. Segundo uma reportagem do site de notícias BBC, 38% das pessoas ficam mais produtivas quando seus escritórios são bem decorados.

A reportagem também relata que permitir que funcionários decorem suas áreas de trabalho com objetos pessoais, fotos e plantas, também ajuda a melhorar sua produtividade. Prever em projeto espaços específicos onde se possibilite ao colaborador esse tipo de personificação do espaço, fará com que este se sinta melhor no ambiente de trabalho, sem desfigurar o projeto do conceito inicial, podendo dar ao empregador uma ideia melhor sobre as personalidades dos colaboradores.

Além da permissão para que os funcionários personalizem parte da empresa, os próprios empresários devem dar mais atenção aos detalhes decorativos do escritório. E isso não precisa significar necessariamente um enorme custo para a empresa.

Decoração de escritórios

Fonte: Casa3 Arquitetura.

Pintar o espaço, por exemplo, é uma forma simples, rápida e barata de se intervir e que pode fazer uma enorme diferença no visual do escritório, deixando-o não só com cores mais adequadas à imagem da empresa como também facilitando a manutenção das paredes. Introduzir obras de arte é outra mudança fácil de ser feita, personalizando o espaço corporativo.

Se o escritório tem cores sóbrias e neutras, acrescentar alguns detalhes coloridos pode fazer diferença instantaneamente. Trocar as cadeiras pretas por coloridas ou, ainda, alguns móveis de cores neutras por outros de tons mais vivos torna o ambiente mais descontraído sem muito gasto. Existe ainda a possibilidade de se trabalhar com as cores da empresa nos detalhes dos móveis, por exemplo, desde que em harmonia com o entorno.

É possível se trabalhar com tons vibrantes e coloridos em ambientes corporativos sem se perder a formalidade do espaço, contribuindo com o bem-estar e estimulando as equipes.

Segundo a psicologia das cores, o azul representa confiança e segurança. Já o amarelo é acolhedor, estimulante e otimista. O verde representa estabilidade, crescimento e vitalidade e tem efeito calmante, enquanto o vermelho estimula as energias e ajuda a combater a ansiedade. O laranja é considerado amigável e convidativo e pode tornar as pessoas mais sociáveis. O roxo é associado a sucesso e sabedoria e estimula a criatividade.

A importância de decorar o escritório

Fonte: Casa3 Arquitetura.

O uso de peças gráficas, projetos e anúncios, comum em escritórios de arquitetura e agências de publicidade, pode contribuir com a decoração do escritório e servir como fonte de inspiração para os colaboradores, além de espelhar o produto da empresa para seus clientes.

Outro elemento que ajuda a compor espaços e agrega cor e vida a qualquer escritório são as plantas. Podem ser usadas em praticamente qualquer ambiente, da recepção ao banheiro da empresa e ajudam a deixar o local mais acolhedor. Plantas especificas, que demandem pouca manutenção, como crassulas, fícus, yuccas e clúsias, são exemplos de boas opções.

Segundo a reportagem da BBC acima citada, constatou-se também que ter plantas no ambiente corporativo melhorou em até 47% o bem-estar dos funcionários e em 45% sua criatividade. Isso não acontece, necessariamente, devido ao uso das plantas em si, mas porque elas deixam a decoração do escritório mais envolvente, o que faz com que o próprio trabalho seja mais sedutor.

Existem várias formas de se decorar um escritório. Mas para se ter uma decoração mais coesa e que estimule a criatividade, contar com o trabalho de uma equipe de profissionais especializados em arquitetura corporativa pode fazer toda a diferença.

Deixe seu Comentário

comentários