A questão da sustentabilidade é um tema que tem preocupado a todos, principalmente as empresas. Neste sentido, realizar um projeto com aproveitamento da luz natural faz toda a diferença entre tornar uma empresa mais sustentável ou não. Por isso, confira 5 projetos de aproveitamento de luz natural na arquitetura corporativa:

1. Proposta para o Museu de Arte e Biblioteca de Shenzhen, por Steven Holl: A proposta para o Museu de Arte e Biblioteca de Shenzhen, na China, possui enormes janelas que proporcionam não só um ótimo aproveitamento da luz natural, como a interação com o espaço externo. Além disso, o resfriamento geotérmico e o piso radiante, propiciam a redução no uso do sistema de ar condicionado.

Projetos que aproveitam a luz natural

Fonte: Archdaily.

Dessa forma, o projeto levaria a uma economia considerável de energia, diminuindo os gastos da biblioteca e levando a possibilidade de investimento financeiro em outras áreas, como a inclusão de novos títulos ao acervo. Caso seja construído, o edifício poderá receber a certificação LEED Platinum, garantia de que a construção é realmente eco-friendly.

2. Escritório da Selgas Cano: localizado nos arredores de Madri, a Selgas Cano é um escritório de arquitetura inovador que instalou algumas das melhores soluções sustentáveis em seu próprio prédio. Localizada fora do centro urbano, a empresa possui enormes janelas que sobem até uma parte do teto, proporcionando o máximo de aproveitamento da luz natural durante o dia.

Luz natural no projeto de arquitetura

Fonte: Archdaily.

O espaço foi criado não só para proporcionar à equipe um ambiente mais inspirador, como também para contribuir com a sustentabilidade da empresa. O fato do escritório se localizar no meio de uma floresta também contribui com a refrigeração do espaço, pois o torna fresco praticamente o ano inteiro, levando a uma boa economia de energia.

3. Sede principal e sala de conferências da S2OSB, por Burak Pekoglu: localizada na Turquia, a S2OSB recebeu uma arquitetura inusitada e industrial, que busca despertar a curiosidade e incentivar as pessoas a olharem os espaços de forma diferente. O prédio possui um revestimento metálico externo que protege a estrutura, mas permite que a luz passe onde ela é necessária.

Arquitetura Corporativa com aproveitamento de luz natural

Fonte: Archdaily.

Essa estrutura metálica filtra os raios solares, permitindo exercer um certo controle sobre eles, o que torna os espaços muito mais confortáveis. Conforme o passar do dia, o prédio parece se modificar devido à incidência do sol em sua fachada, o que faz com que os ambientes sempre pareçam diferentes.

4. Beijing Greenland Center, por SOM: localizado em Pequim, na China, este edifício conta com uma fachada completamente espelhada, o que permite que os raios solares incidam por todo o edifício. Além disso, o edifício também reflete a luz, iluminando os arredores e fazendo com que ele não aqueça ao longo do dia e se mantenha confortável sempre.

Projeto de arquitetura sustentável

Fonte: Archdaily.

Conforme a luz incide sobre o edifício, cria um jogo de luz e sombra que faz com que o prédio se destaque. Isso também o torna mais sustentável, pois a luz natural é capaz de iluminar muito bem as diferentes salas que a construção abriga. A fachada diferenciada também ajuda a manter a iluminação mais controlada, tornando-a mais eficiente e agradável.

5. Jingyuan No.22, por C+ Architects: também localizado em Pequim, na China, o edifício prioriza espaços interativos em que é possível controlar a luz através de dispositivos simples. A instalação de grandes janelas e claraboias em locais estratégicos permite que a iluminação natural seja melhor aproveitada, principalmente em locais que antes não recebiam nenhuma luz solar.

Projetos que aproveitam a luz natural

Fonte: Archdaily.

Dessa forma, não só a luz natural passou a ser mais utilizada, como também o céu e as nuvens passaram a integrar a paisagem do escritório, proporcionando ambientes mais aconchegantes para os funcionários da empresa. Mesmo durante o inverno a iluminação natural é suficiente para fazer com que a economia com a luz artificial seja enorme.

A Casa 3 Arquitetura se mantem atualizada sobre as novas tendências do design e converte este know-how em ótimas soluções para seus clientes, como o aproveitamento de luz natural, proporcionando não só a economia com a energia elétrica, como também na inclusão da empresa em temas como a sustentabilidade e o eco-friendly. Confira alguns projetos da Casa 3 Arquitetura com aproveitamento de luz natural na arquitetura corporativa:

5 projetos de aproveitamento de luz natural na arquitetura corporativa

Projeto Casa3 Arquitetura.

Como aproveitar a luz natural na empresa

Projeto Casa3 Arquitetura.

Como usar luz natural na empresa

Projeto Casa3 Arquitetura.

Deixe seu Comentário

comentários