Decorar a casa é gratificante, mas pode ser realmente desafiador. O espaço deve refletir seu gosto e estilo pessoal além, é claro, de ser agradável e funcional. Para quem não sabe por onde começar, confira esses 3 truques de decoração para uma casa perfeita:

Arquitetura

Fonte: Freepik.

1. Aplique conceitos básicos de design: cor e equilíbrio são conceitos básicos de decoração que ajudam a criar pelo menos a base para outros elementos. A cor deve ser uns dos primeiros passos no processo de decoração, pois costuma ser um elemento atrativo, divertido de se escolher e depende completamente de gosto pessoal.

Escolha algumas cores de destaque para tornar o espaço mais interessante. Use uma roda de cores e selecione tons que contrastem e se complementem para espaços coerentes e cativantes. Não tenha medo de ousar, mas lembre-se de escolher tonalidades confortantes já que o convívio será diário.

É possível também misturar diferentes texturas e padrões para um visual mais moderno e despojado, usando cores favoritas para se unir tudo no final. Por exemplo, se as cores escolhidas forem o azul e o amarelo, é possível ter um sofá azul marinho, que é neutro, e complementá-lo com almofadas estampadas em amarelo e azul claro. Essa é uma combinação clássica que agrada bastante.

Dicas de decoração

Fonte: Freepik.

O equilíbrio é outra chave no design de interiores. Tente garantir que o mobiliário esteja em equilíbrio com outras peças da decoração e mantenha tudo em harmonia. Mas lembre-se de que equilíbrio não significa que tudo deva ser simétrico, portanto brinque com as peças para encontrar a arrumação que melhor funcione.

Certifique-se também de selecionar um ponto focal para cada cômodo e escolher elementos de design que irão se destacar em cada espaço e dê unidade à decoração, para que não fique parecendo que cada ambiente foi decorado por uma pessoa diferente.

2. Seja seletivo com móveis e não sobrecarregue o espaço: uma maneira fácil de fazer um espaço parecer sobrecarregado é enchê-lo de móveis e objetos decorativos. Isto é especialmente perigoso quando não sabemos realmente o tamanho do espaço disponível e saímos para comprar móveis sem nada medir.

Para evitar esse tipo de problema, tire algum tempo para conhecer o espaço. Observe que tipos de móveis se encaixariam nele, pense em diferentes arrumações, meça tudo e anote para não esquecer. Além disso, limite a quantidade de móveis comprando apenas as peças que realmente precisa.

Truques de decoração

Fonte: Freepik.

Ao escolhê-los, lembre-se que móveis de qualidade são bens duráveis, custam caro e devem durar por muito tempo. É por isso que é bom ter certeza de que vale a pena investir em cada peça escolhida. Também dê atenção especial à qualidade do mobiliário, evitando assim desperdiçar o seu dinheiro.

Ao invés de querer seguir todas as tendências da atualidade em relação a design e decoração, tente adquirir peças mais atemporais e básicas, principalmente para o mobiliário de maiores dimensões, como é o caso do sofá e da mesa de jantar, por exemplo. Ao invés de escolher o que “está na moda”, dê preferência a cores e formas clássicas.

Lembre-se que a moda passa, mas móveis com estilo mais clássico podem ser adaptados a praticamente todo tipo de decoração. Deixe para usar as tendências nos acessórios decorativos, como almofadas, tapetes, vasos divertidos ou até peças de arte, que equilibrem o ambiente, deixando-o atual, mas sem estourar o orçamento.

3. Ame cada peça que você levar para casa: esta é, talvez, a mais importante regra de decoração. Se você leva para casa apenas peças que ama, isso ajudará a deixar tudo mais coerente. Você estará se cercando de coisas que transmitam a sua personalidade, o que torna muito mais fácil unificar a decoração, principalmente porque é comum acabarmos optando por peças que seguem um mesmo estilo.

3 truques de decoração para uma casa perfeita

Fonte: Freepik.

Não se preocupe em confiar em seu gosto pessoal. Folheie algumas revistas de decoração, visite alguns sites para obter ideias e descubra qual é o seu estilo, mas lembre-se também que as misturas estão em alta. Procure por peças que realmente ama e não compre se não tiver certeza. Pode levar algum tempo para finalizar seu projeto, mas certamente o resultado final será o seu preferido.

Deixe seu Comentário

comentários